Geddel desiste de concorrer à presidência da Câmara pelo PMDB

O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) desistiu da pré-candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Geddel disputava nos bastidores com o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) a indicação do PMDB para concorrer ao comando da Casa Legislativa.

Durante reunião da legenda realizada na noite desta quarta-feira, o peemedebista anunciou à bancada que desistiu da pré-candidatura.


 


O PMDB adiou para a semana que vem a escolha do candidato que vai disputar a presidência da Câmara em fevereiro de 2007. Favorito na disputa interna do partido, Eunício defendeu cautela antes do anúncio formal da candidatura. “A única coisa que une a bancada é a questão da candidatura própria. Na semana que vem, o partido decide. Mas dá para esperar um pouco mais, dá para evoluir nas negociações”, disse Eunício à Folha Online.


 


Na reunião, a bancada do PMDB propôs escolher Eunício como candidato por aclamação. Mas temendo um “racha” na base aliada do governo –uma vez que o PT já lançou o nome do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP) na disputa –os peemedebistas decidiram esperar um pouco mais antes do anúncio. Eunício afirmou, no entanto, que vai buscar o diálogo entre os aliados antes de lançar a sua candidatura. “Eu não me presto ao papel de fazer qualquer tipo de barganha”, disse.


 


O partido também avaliou que o impacto do lançamento da candidatura esta semana seria negativo, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira os partidos que integram a coalizão política do governo, incluindo o PMDB.


 


Reeleição


 


Enquanto o PT e o PMDB disputam o direito de indicar o candidato, um grupo suprapartidário também pretende lançar a candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) à reeleição. O presidente Lula já afirmou a interlocutores que defende a candidatura de Aldo –um nome que segundo Lula poderia unir a base aliada na Câmara.


 


Chinaglia também se movimenta nos bastidores em busca de apoio à sua candidatura. Ele já procurou o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), para pedir apoio ao seu nome.


 


Chinaglia foi lançado na última semana pelo PT, mas não conseguiu agregar apoios até agora, o que vem enfraquecendo sua candidatura. No PMDB, a avaliação é que os petistas se precipitaram ao indicar um nome sem discutir antes com a base aliada.


 


Fonte: Folha Online