Final do Mundial de Clubes: Recorde de brasileiros em campo

O ano de 2006 pode não ter sido bom para os brasileiros em termos de Copa do Mundo, porém quando o assunto é o Mundial de Clubes, os jogadores do país estão prestes a bater um recorde. Nunca em uma edição japonesa do torneio, tantos jogadores nascidos no

Com o peruano Hidalgo praticamente descartado da decisão por ter sofrido uma lesão muscular na coxa, o Internacional deve entrar em campo contra o Barcelona com 11 jogadores nascidos no país. Apesar de representarem a Espanha, os catalães devem colocar em campo pelo menos três jogadores nascidos no Brasil.


 


Caso o técnico Frank Rijkaard repita a escalação que venceu o América do México nesta quinta-feira (14/12), por 4 a 0, o time entrará em campo com Motta, Ronaldinho e Deco, que se naturalizou português, mas é paulista.


 


Caso não haja nenhuma mudança por opção tática dos treinadores, as duas equipes, somadas, devem trazer ao gramado nada menos do que 14 atletas nascidos no Brasil, que pode levar o título do Mundial de Clubes da Fifa pela terceira vez consecutiva.


 


O Mundial de Clubes foi instituído em 2000 pela Fifa. Boicotado por clubes europeus, deixou de ser realizado em 2003 e só voltou a ser disputado no ano passado. A Fifa recorreu a uma solução “salomônica”: utilizou o jogo promovido no Japão pela Toyota , entre o campeão sul-americano e o europeu, para torná-lo mundial, envolvendo equipes de outros países, como no primeiro Mundial.


 


Para isso, a Federação Internacional teve de reconhecer os torneios intercontinentais realizados anteriormente como mundiais, por motivos financeiros — continuidade do patrocínio da indústria japonesa. A medida gerou a distorção de existirem dois clubes campeões no mesmo ano, Corinthians e Boca Juniors, em 2000.


 


Na edição patrocinada apenas pela Fifa e que foi a primeira e única até agora fora do Japão, mais brasileiros entraram em campo em uma decisão de Mundial. A final, disputada por Vasco da Gama e Corinthians, no estádio do Maracanã, teve a presença de 21 brasileiros.


 


Na ocasião, o modelo adotado pela Fifa para a disputa da competição, permitiu que duas equipes do mesmo país chegassem a final. No atual modelo, apenas equipes de países diferentes podem chegar à decisão.


 


A final deste ano será décima consecutiva com a presença de pelo menos um jogador brasileiro no confronto que decide o melhor time do planeta. A última vez que nenhum brasileiro iniciou uma partida como titular em uma final de Mundial aconteceu em 1996, quando River Plate e Juventus decidiram o título.


 


O duelo entre as duas equipes também aumenta o predomínio brasileiro em termos de títulos. Desde 1999, quando o Manchester United superou o Palmeiras, nenhum time ganha o torneio sem ter pelo menos um brasileiro em campo.


 


Com informações do UOL