Blair cede e vai debater Iraque no Parlamento britânico

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, cedeu às pressões e concordou em  debater a situação no Iraque com os deputados do país, até ao final de janeiro. A notícia foi duoivulgada hoje pela emissora britânica de rádio BBC.

Entretanto, Blair não respondeu se estará presente ou não no Parlamento para responder às questões dos deputados e ainda não foi estabelecida nenhuma data para a sessão.


 


Tony Blair foi criticado por ter falado em novembro perante o Grupo de Estudos sobre o Iraque, americano, e de se ter recusado a discutir a questão com os representantes do Reino Unido.


 


A pressão sobre Blair intensificou-se desde a publicação do relatório do Grupo de Estudos sobre o Iraque, que aconselhou a revisão da estratégia dos ocupantes anglo-americanos do Iraque. A comissão, presidida pelo antigo secretário de Estado James Baker, aconselha a retirada das tropas até março de 2008 e o estabelecimento de diálogo com o Irã e a Síria.


 


No dia 27 de novembro, o ministro britânico da Defesa, Des Browne, anunciou que as forças britânicas no Iraque serão reduzidas em vários milhares até ao final de 2007.


 


Perto de 7.100 soldados britânicos estão atualmente acantonados no Iraque, sobretudo no sul do país. Já morreram 126 soldados do Reino Unido desde a invasão do Iraque, em março de 2003.