A direita em ação: Game violentamente cristão convoca guerra

Um videogame cristão se tornou o mais recente campo de batalha nas guerras culturais norte-americanas. A produtora alega que o game promove a oração, enquanto os críticos afirmam que o jogo transmite uma mensagem de violenta intolerância religiosa.

Left Behind – Eternal Forces (Deixados para trás – Forças Eternas ) é um jogo de estratégia para computadores, destinado a adolescentes. Baseia-se na muito popular série Left Behind de romances cristãos, escrita por Tim LaHaye e Jerry Jenkins. O jogo tem Nova York por cenário, e a ação transcorre depois que milhões de cristãos foram transportados para o paraíso.


 


Os jogadores têm por missão recrutar e converter um exército que travará uma guerra física e espiritual contra o Anticristo e seus malignos seguidores. Um grupo de pressão conhecido como Campaign to Defend the Constitution – que monitora as atividades da direita religiosa – diz que o jogo é violentamente pró-cristão. E apresentou uma petição à gigante do varejo Wal-Mart para que suspenda as vendas do produto.


 


Os críticos descrevem o jogo como ''videogame violento no qual os cristãos têm por objetivo converter ou matar aqueles que não aderem à sua ideologia extrema''. É a opinião de Clark Stevens, co-diretor da Campaign to Defend the Constitution. ''Depois que o jogador mata alguém, precisa recarregar seus pontos de alma, e para fazê-lo tem de se ajoelhar e orar'', relatou. ''Acredito que a mensagem seja extremamente clara.''


 


O Wal-Mart disse que o produto está à venda nas unidades de sua cadeia onde demanda pelo título era prevista. A produtora do jogo não está preocupada com as críticas. ''A realidade é que o nosso jogo perpetua a oração e o culto religioso – e não há matança em nome de Deus'', disse Troy Lyndon, presidente-executivo da Left Behind Games.


 


''Há mortes, é claro. Estamos falando de um videogame. Mas a base do jogo é o bem-estar espiritual'', disse Lyndon, que se descreve como ''um seguidor de Cristo''. Ele acrescentou que as vendas do jogo têm sido bastante positivas, desde que o título chegou às lojas, no mês passado.


 


Leia também: Para demonizar Hugo Chávez, EUA apelam até ao videogame