Secretária de Recursos Hídricos alerta para uso racial da água

No lançamento dia (08.12), no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte

No lançamento dia (08.12), no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, do Caderno Regional da Bacia do Rio São Francisco, durante a Feira Hidrográfica da Região do São Francisco, pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA), Conselho de Direitos Difusos (CFDD) e Comissões Executivas Regionais (CERs), o  secretário de Recursos Hídricos do Ministério Meio Ambiente, João Bosco Senra, fez um alerta:


 


 “Precisamos criar no país a cultura da água. Assistimos recentemente um processo preocupante de contaminação da bacia do rio dos Sinos, no nordeste do Rio Grande do Sul, em que um vazamento provocado por uma indústria matou milhares de peixes e quase comprometeu o abastecimento de mais dois milhões de pessoas”, lamentou.


Ao abordar sobre a existência de um enorme passivo ambiental no país, com lagoas de mineração construídas e que podem romper, processos de indústrias que foram instaladas sem o devido licenciamento ambiental, destacou também a falta de saneamento básico que contribui para a contaminação das águas e o uso intensivo de agrotóxicos no campo. “Tudo isso é preocupante nos leva a lançar um olhar atento às ações que visam conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente”, disse.


 


Desafios


Entre os desafios a serem enfrentados pelos governos e os mais diversos segmentos da sociedade está, segundo Senra, o processo de mudança da cultura do desperdício. O Brasil tem 12% de água doce do planeta e se considerar a água que chega da Amazônia esse volume sobe para 18%. “Essa abundância acabou nos levando a não desenvolver uma cultura de uso racional e não perceber o real valor socioambiental desse preciso recurso natural, sem o qual a vida se torna inviável”, destacou”.


 


 


Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente


Coordenação de Comunicação Social – Tel:(61)4009-1883/1296 Fax:(61)4009-1820


Assessoria de Iimprensa: Vera Lima – 99680671 – e/ou 99770528 – (31) 3274.6122