Governo palestino agradece empenho do PCdoB

A embaixadora da Palestina em Brasília, Mayada Bamie, enviou, esta semana, mensagem do governo palestino agradecendo a defesa da causa palestina pelo deputado Jamil Murad (PCdoB-SP). A mensagem destaca que “o senhor conta com o reconhecimento do Presid

Segundo a embaixadora “expresso o reconhecimento do povo palestino por seu empenho em dar visibilidade a difícil situação que a Palestina enfrenta atualmente, com a construção do muro do apartheid, com a ocupação e a violência dirigida ao povo”.


 


Em novembro, o deputado Jamil foi um dos organizadores da Sessão Solene em Solidariedade ao Povo Palestino. Segundo Murad “os povos árabes, que deram grande contribuição à civilização humana, merecem o mesmo respeito que todos os outros povos, e não podem ficar sujeitos a essa política criminosa de opressão, ocupação e anexação. A recente vitória da resistência libanesa mostrou que não há exército invencível. O que há são causas invencíveis. E a nobre causa do povo palestino pelo seu Estado independente é invencível e será vitoriosa”.


 


A Sessão Solene em Solidariedade ao Povo Palestino foi realizada no último dia 29 de novembro, e contrariando a tradição da Câmara dos Deputados, foi aberta pelo presidente Aldo Rebelo, e não pelo deputado autor da proposta. 


 


Na abertura, o presidente da Casa, Aldo Rebelo, afirmou que “o mundo precisa dar um passo em relação à maturidade, deixando para trás o tempo das soluções armadas e da violência como substituto do diálogo”. Ele defendeu a necessidade de uma solução pacífica e negociada para os conflitos que impedem a formação da nação Palestina.


 


Amor à liberdade


 


Para Aldo, a luta dos palestinos é a luta de todos os que amam a liberdade e acreditam na convivência pacífica entre os povos. O presidente da Câmara lembrou que o direito dos palestinos de constituir uma nação livre e soberana já foi mundialmente reconhecido e hoje não paira dúvida a esse respeito.


 


Ele observou que o povo palestino sempre professou o seu amor à paz e nunca deixou dúvidas de sua disposição para encontrar soluções negociadas para os conflitos que envolvem a sua busca por um território onde possa construir sua pátria.


 


“Se, em alguns momentos, opta por ações violentas, o faz sempre como reação a uma agressão anterior, numa disposição para a luta que nada mais é do que a expressão de um legítimo instinto de sobrevivência”, assinalou.


 


Fizeram parte da mesa da sessão solene, além do deputado Jamil Murad (PCdoB-SP), secretário-geral da Liga Parlamentar Árabe-brasileira; a embaixadora da Palestina, Mayada Bamie; o embaixador de Camarões, Martin Nguele; o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Yousef Al-Usaimi; e o embaixador do Senegal e presidente da Comissão dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino na Organização das Nações Unidas, Mouhamadou Doudou Lo.


 


De Brasília
Gustavo Souza