Executiva do PDT vota pela participação no governo Lula

A Executiva Nacional do PDT votou nesta quarta-feira (13) em Brasília pela participação do partido no governo de coalizão proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão da Executiva nacional não foi unânime. Quatro membros se manifestaram c

O partido definiu ainda que irá pedir ao presidente um ministério que tenha relação com o PDT. As opções que devem ser apresentadas ao governo são Educação, Trabalho, Previdência ou Cidades. Segundo um dirigente do partido, qualquer uma destas pastas contemplará a legenda. O partido não irá aceitar, por exemplo, ser indicado para ministérios como o da Pesca e das Comunicações, pasta que já dirigiu.



A decisão da Executiva ainda será submetida ao diretório nacional do PDT, que irá se reunir no próximo dia 12, no Rio de Janeiro. ” palavra final sobre o assunto caberá ao Diretório Nacional”, disse o presidente do partido, Carlos Lupi. Mas o deputado Severiano Alves (BA) disse que a tendência é que o apoio seja aprovado porque no encontro de hoje vários membros do diretório já se manifestaram neste sentido.



Sem a deliberação do Diretório, Carlos Lupi, participa na condição de convidado da primeira reunião do Conselho Político da coalizão, entre Lula e os oito partidos que devem integrar a base do seu segundo mandato. “Lula disse que nossa presença era indispensável, nem que fosse como convidado, porque está criando o Conselho com base na sugestão feita por Brizola em 2002, quando assumiu o primeiro mandato”, explicou Lupi.



Segundo Severiano, no encontro não foi discutida a posição do partido na disputa pelas presidências da Câmara e do Senado. O assunto será debatido nas bancadas das duas Casas Legislativas.



Da redação, com agências