Nova estratégia de Bush para o Iraque? Só em 2007

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, adiará para o ano que vem o anúncio de uma nova estratégia para o Iraque, disseram seus assessores nesta terça-feira (12/12). O anúncio ocorre no mesmo dia em novas pesquisas mostraram os norte-americanos a

Uma importante fonte da Casa Branca disse que Bush – após conversar com seus comandantes no Iraque – ficou “mais propenso” a deixar o anúncio para 2007. Assessores diziam anteriormente que Bush anunciaria a nova estratégia antes do Natal. “O importante aqui não é cumprir um prazo, mas fazer o trabalho direito – e ainda há trabalho a ser feito”, disse o funcionário da Casa Branca, sob anonimato.


 


Bush enfrenta opiniões contraditórias sobre o que fazer. O Grupo de Estudos do Iraque, uma comissão bipartidária, recomendou a retirada das tropas de combate até o começo de 2008, com ênfase no treinamento das forças iraquianas. Já o senador republicano John McCain propôs um aumento em curto prazo do contingente, enquanto outros especialistas militares que se reuniram na segunda-feira com Bush discordaram da posição do Grupo de Estudos sobre a retirada das tropas.


 


A fonte da Casa Branca disse que o adiamento do anúncio não é um sinal de indecisão, mas, sim, “de determinação”. E declarou que a troca do secretário de Defesa contribui para a demora. Bush deve receber ainda na terça-feira o vice-presidente do Iraque, Tareq Al Hashemi, na tentativa de fortalecer o governo iraquiano.


 


Reprovação popular
Três novas pesquisas ofereceram a Bush um quadro sombrio das dúvidas da população sobre suas políticas. A CBS News disse que nunca os norte-americanos estiveram tão pessimistas com a guerra: 60 % dos entrevistados acham que a invasão do país asiático foi um erro.


 


Na pesquisa USA Today/Gallup, 55% querem a retirada da maior parte das tropas do Iraque dentro de um ano – mas só 18% acham que isso vai acontecer. Além disso, três em cada quatro entrevistados concordam com as três principais recomendações do Grupo de Estudos do Iraque: negociações diretas com Irã e Síria; retirada da maioria das tropas de combate até março de 2008; e uma nova iniciativa de paz no conflito entre israelenses e palestinos.


 


Já a ABC News divulgou que sete em cada dez entrevistados desaprovam a atuação de Bush no Iraque. Para 61%, a guerra não valeu a pena. De acordo com a porta-voz Dana Perino, Bush “está bem consciente de que há insatisfação. Ele será o primeiro a admitir que tampouco está satisfeito”.