Lula convoca primeira reunião do Conselho Político para quarta-feira

A consolidação da base aliada deve ser o assunto principal da reunião do presidente Lula  com dirigentes dos oito partidos que fazem parte do governo de coalizão, nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto. Esta é a primeira reunião do Consel

Os oito partidos que compõem o governo são PT, PCdoB, PSB, PRB, PMDB, PR, PP e PV. Uma nona agremiação, o PDT, ainda discute internamente se participa ou não da base do governo.


 


Segundo anunciou o porta-voz da Presidência da República, jornalista André Singer, serão convidados todos os partidos com os quais o presidente tem conversado nas últimas semanas.


 


''A primeira reunião é importante porque caracteriza o início do diálogo institucional com os partidos. Será a instalação formal do conselho e a discussão sobre o modo de funcionamento'', disse o porta-voz.


 


Como o conselho será um órgão consultivo do presidente da República, Lula poderá convocá-lo quando achar necessário. Seu funcionamento, no entanto, não deve ser sacramentado formalmente com estatuto ou regimento.


 


Sucessão


 


''Se o conselho decidir colocar em pauta essa questão da Mesa da Câmara, não haverá nenhum tipo de impedimento por parte do governo para que isso ocorra'', disse o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, ao anunciar a reunião na semana passada, acrescentando que ''a reunião é institucional, tem como objetivo definir a auto-regulamentação do conselho, quais são suas funções e o tipo de acompanhamento que fará'', afirmou.



Com agências