Colarinho branco: PF prende Edemar Cid Ferreira e seu filho

Em cumprimento à determinação da Justiça Federal, a Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (12/12) Edemar Cid Ferreira, ex-controlador do Banco Santos, e seu filho, Rodrigo Rodrigues Cid Ferreira.

Segundo a PF, o ex-banqueiro foi condenado pela Justiça a 21 anos de prisão, e seu filho, a 16 anos de reclusão, por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, crime organizado e formação de quadrilha. Eles foram detidos em São Paulo e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória II, em Guarulhos (Grande São Paulo).


 


O ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira – que chegou a ficar preso preventivamente por 89 dias a partir de maio deste ano, acusado de gestão fraudulenta e crime contra o sistema financeiro – deixou a penitenciária de Tremembé no final de agosto, beneficiado por habeas corpus.


 


Ele controlava o Banco Santos, que teve sua falência decretada em 20 de setembro de 2005, após quase um ano sob intervenção extra-judicial. Os credores da instituição teriam perdido cerca de US$ 1 bilhão (o equivalente, hoje, a mais de R$ 2,1 bilhões) aplicados em bancos controlados por Edemar ou conectados a ele. O banqueiro era considerado um dos maiores colecionadores de arte do país.