Comunista é indicado para o governo Wagner na Bahia

O governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT), anunciou na manhã dessa sexta-feira (8/12), no auditório do Banco do Brasil, no bairro das Mercês, em Salvador, os nomes que irão compor o seu secretariado a partir de 1º de janeiro. Os nomes dos secretár

Nilton Vasconcelos é o primeiro comunista na Bahia a ocupar uma Secretaria de Estado. Ele é doutor em Administração Pública,  professor do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) e coordena uma Incubadora de Cooperativas Populares.


 


O governador eleito reafirmou que ao lado de Educação e Saúde, a área do Trabalho será prioridade na sua gestão.“A Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte será um dos tripés do meu governo”, disse Wagner, que no momento do anúncio do nome de Nilton Vasconcelos disse que “ele vem com a chancela de parceiros de longas datas, vem de onde eu nasci politicamente, pois o meu primeiro partido foi o PCdoB”.


 


A Bahia possui  altos índices de desemprego e subemprego, sobretudo na Região Metropolitana da capital, com dois terços do seu território classificado como semi-árido (onde as condições climáticas são desfavoráveis à pequena atividade econômica no meio rural). A prioridade para a área do Trabalho deverá representar o enfrentamento de grandes desafios em termos de políticas públicas.


 


Ao indicar um nome do PCdoB para a Secretaria do Trabalho, o governador eleito atende a um  pleito do PCdoB que havia encaminhado a Wagner  como alternativas a Secretaria de Educação,  a do Trabalho e a de Agricultura.


 


O presidente do PCdoB na Bahia, Péricles de Souza, considerou que os nomes anunciados para o novo secretariado são de  pessoas qualificadas, experientes e progressistas de todos os partidos da frente vitoriosa que derrotou o carlismo nas últimas eleições. Na composição do secretariado anunciado por Wagner, nove  nomes são do PT, quatro não possuem filiação partidária, dois são do PMDB  e  o  PCdoB, PSB, PV e PTB integram o governo com um nome cada um. O PCdoB tem expectativa de ocupar outros espaços no governo, além da secretaria anunciada.


 


A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) salientou que “o secretariado reflete a pluralidade dessa composição e o PCdoB reconhecidamente é uma parte importante dessa conquista” . Alice disse que não tem dúvida de que Nilton Vasconcelos “honrará a bandeira do partido e dará um show de competência na Secretaria do Trabalho”. Também o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) manifestou satisfação com a  indicação de Nilton para a equipe do novo governo da Bahia. “Nós temos discutido a idéia da valorização do trabalho e de desenvolver políticas de geração de emprego e renda, assim como na área do esporte, onde temos um grande êxito a nível nacional”, disse o deputado.



Nilton Vasconcelos fala ao portal Vermelho
 


Como você vê a sua indicação como representante do  PCdoB para uma  importante secretaria como é a do Trabalho?


 


Sinto-me  como há vinte anos, quando derrotamos o carlismo em Salvador. Na época nós também participamos do primeiro escalão do governo municipal  que foi muito emblemático porque, a partir daí,  conseguiu-se dar uma virada importante com a vitória sobre o grupo carlista e a eleição de  Waldir Pires para governador. Hoje, mais uma vez conseguimos derrotar  o carlismo e com PCdoB  participando desde o início e integrando o primeiro escalão do governo. Mais uma vez fui chamado pelo partido para responder por essa tarefa. Estou muito feliz e muito desafiado porque o próprio governador tem dito que a geração de emprego está entre as suas três prioridades, ao lado de educação e saúde. Isso é muito importante.  


 


Qual a função da Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte ?


 


Essa secretaria tem uma área ligada ao trabalho, sobretudo na chamada intermediação na força do trabalho. Há uma rede com mais de sessenta postos distribuídos nos diversos municípios, onde é feito esse trabalho de intermediação, é também um trabalho de qualificação profissional. Creio que a qualificação quanto à intermediação devem ser feitas, a partir de agora, não como já se faz tradicionalmente, mas na perspectiva de um governo desenvolvimentista. Portanto essa área vai ser muito mais exigida do que antes. Além disso, é muito importante a criação da Superintendência de Economia Solidária na Bahia, na mesma linha do que Jacques Wagner fez, quando Ministro do Trabalho. É uma área nova, onde há algumas ações, muito limitadas, no atual governo. Parte dessa área que está na Secretaria de Combate a Pobreza (Secomp) vai ser transferida para a Secretaria do Trabalho para fortalecer essas ações de incentivo ao associativismo produtivo e cooperativismo.


 


Além dessas áreas, nós temos o Esporte que funcionará como uma Superintendência para  coordenar todo o esporte na Bahia . Ligado à Secretaria há também o Instituto Mauá que hoje trabalha no fomento ao artesanato e que terá ampliado o raio das suas ações.


 


Quais são os projetos prioritários dessa Secretaria?



Participamos  de toda a avaliação preliminar da transição. Os relatórios foram consolidados pela equipe e serão encaminhados para nós com algumas sugestões.


 


Queremos nos articular nacionalmente com a Economia Solidária, com o Ministério do Esporte, consolidando uma relação que hoje é muito fraca com a Bahia. O apoio ao esporte passa também por compreender as potencialidades da geração de ocupação neste setor. Neste sentido, pretende-se obter maior articulação entre as iniciativas da Secretaria nos campos do trabalho e do esporte. Temos que trabalhar fortemente com um conjunto de ações.


 


Por enquanto vamos aguardar as orientações da própria equipe de transição, que teve um diagnóstico pormenorizado da situação atual da secretaria.


 


Veja a seguir a lista do secretariado anunciado por Wagner


 


Chefe de Gabinete do Governador: Fernando Schmidt – diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba); ex-Chefe da Casa Civil e ex-Secretário de Governo da prefeitura de Salvador.


 


Secretaria da Casa Civil: Eva Maria Chiavon – ex-Secretária Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e ex-Ministra interina das Relações Institucionais do Governo Federal


 


Secretaria da Fazenda: Carlos Martins – professor universitário; ex-Delegado Regional do Trabalho na Bahia e Fundador do PT na Bahia


 


Secretaria da Saúde: Jorge Solla – Médico e ex-Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, e ex-Secretário Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, integrante do PT.


 


Secretaria de Educação: Adeum Sauer – professor universitário, ex-Secretário de Educação de Itabuna e Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação


 


Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza: Valmir Assunção – deputado estadual (PT); fundador e líder do MST na Bahia


 


Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte: Nilton Vasconcelos – professor universitário e membro do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet/BA), da direção estadual do PCdoB.


 


Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos: Marília Muricy – professora de Direito da Universidade Federal da Bahia


 


Secretaria de Turismo: Domingos Leonelli – Secretário de Economia, Emprego e Renda de Salvador e ex-Deputado Federal (PSB)


 


Secretaria de Desenvolvimento Regional: Edmon Lopes Lucas – ex-diretor do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária e Deputado Estadual (PTB)


 


Secretaria de Promoção à Igualdade Racial e de Políticas Públicas às Mulheres: Luiz Alberto Silva dos Santos – Deputado Federal (PT)


 


Secretaria de Segurança Pública: Paulo Bezerra – Delegado; Superintendente da Polícia Federal na Bahia e ex-Ministro da Justiça


 


Secretaria da Agricultura: Geraldo Simões – deputado federal (PT), ex-presidente da Codeba e ex-prefeito de Itabuna em duas gestões.


 


Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Afonso Bandeira Florence – historiador; ex-Diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBa e membro da Executiva Estadual do PT na Bahia.


 


Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura: Antônio Carlos Batista Neves – engenheiro civil e secretário extraordinário de obras.


 


Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração: Rafael Amoedo – engenheiro civil e diretor presidente do Hospital Itaigara Memorial


 


Secretaria do Meio Ambiente: Juliano Matos –superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador.


 


Procuradoria-Geral do Estado: Rui Moraes Cruz – procurador do Estado da Bahia.


 


Secretaria de Cultura: Márcio Meirelles – diretor do Teatro Vila Velha e ex-diretor do Teatro Castro Alves


 


Secretário de Relações Institucionais: Rui Costa dos Santos – ex-dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros e vereador em Salvador


 


Secretaria de Comunicação: Robinson Almeida – fundador do PT de Salvador, ex-assessor especial do município e vice-presidente Estadual do PT na Bahia.