Carlos Fuentes sobre Pinochet: “É um dia ruim para o diabo”

O escritor mexicano Carlos Fuentes, ganhador do Prêmio Cervantes em 1987, ironizou nesta segunda-feira (11/12), em Roma, a morte do ex-ditador Augusto Pinochet, ontem, em Santiago (Chile). “É um dia ruim para o diabo”, afirmou o escritor.

Convidado de honra das celebrações do aniversário da fundação do Instituto Ítalo-latino-americano (IILA), o autor, de 78 anos, foi enfático ao revelar sua opinião sobre a morte do ex-ditador. “Pinochet alcançou, depois de sua morte, a presidência do inferno, tirando o lugar do diabo”, completou.


 


Ditador chileno entre 1973 e 1990, Augusto Pinochet morreu no domingo, às 14h15 (15h15 pelo horário de Brasília), aos 91 anos, no Hospital Militar de Santiago. Ele havia sido internado às pressas uma semana antes, após sofrer um ataque cardíaco.


 


Pinochet morreu no mesmo dia do aniversário de sua esposa, Lucía Hiriart Rodríguez, que completou 84 anos. Grupos peruanos defensores dos direitos humanos ressaltaram a ironia de que a morte do ditador chileno Augusto Pinochet tenha ocorrido no Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado ontem.


 


A morte do ex-ditador levou milhares de pessoas às ruas do Chile em manifestações de celebração. Mais de 5 mil pessoas tomaram as ruas. Algumas demonstrações foram violentas, e a polícia militar usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes anti-Pinochet que tentaram invadir o palácio presidencial de La Moneda.