Posse de Lula contará com partidos da base e 50 mil pessoas

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse ao lado de todos os partidos que formam o governo de coalizão. A festa do dia 1º de janeiro começará às 16h, quando o presidente sairá, em carro aberto, da Catedral de Brasília até o Congress

A posse está marcada para as 17h30 no Congresso, quando Lula fará um discurso aos parlamentares. De lá, o presidente segue para o Palácio do Planalto, onde, às 18h30, dará posse ao seu ministério.


 


Às 19h30, Lula deve se dirigir ao Parlatório do Palácio (local em que são feitos os discursos oficiais), onde falará à Nação e aos presentes na Praça dos Três Poderes. O discurso deverá durar de 45 minutos a uma hora.


 


Após, começará a parte festiva da posse, com shows musicais de artistas populares. Já estão confirmadas as presenças de Leci Brandão, Geraldo Azevedo e do grupo Olodum, que não cobrarão cachê.


 


Os detalhes foram definidos em uma reunião na última sexta-feira (8), na sede do PT em Brasília, reunindo integrantes do próprio partido, do PSB, do PCdoB, da CUT, da Contag e da Central de Movimentos Populares.


 


“A idéia é nós marcarmos a posse com uma manifestação e uma presença significativa, do tamanho do que foi a vitória.”, explicou o secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, que esteve presente à reunião.


 


Segundo ele, haverá uma reunião na próxima quarta-feira (13) do Conselho Político do governo, no Palácio do Planalto, quando será definida a participação dos demais partidos da coalizão na posse.


 


“O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, vai se pronunciar sobre a participação de todos os partidos que compõem o apoio ao presidente Lula. PMDB, PP, PL e PDT serão convidados a participar da mobilização”, contou Ferreira.