Para Hamas, antecipar eleição é desrespeitar palestinos

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, criticou duramente a proposta do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, de realizar eleições antecipadas, menos de um ano depois que seu partido, o Hamas, tenha vencido as eleições democr

As declarações foram concedidas em seguida à revelação do presidente palestino sugerindo a realização de eleições antecipadas para tentar resolver o impasse entre o Hamas e seu partido, a organização Fatá, na formação de um governo de unidade.


 


Falando desde Teerã, capital do Irã, Haniyeh disse que uma nova votação seria desrespeitosa à população palestina, que elegeu o Hamas com larga maioria nas eleições parlamentares de janeiro.


 


Para Haniyeh, as eleições poderiam piorar a “crise e as tensões”. Segundo um membro da liderança do Hamas no exílio, Izzat al-Rishq, o grupo não se importaria com a realização de novas eleições presidenciais, mas é contra o pleito parlamentar.


 


O plano de eleições antecipadas recebeu apoio do Comitê Executivo da Organização para Libertação da Palestina (OLP). Após se reunirem com o presidente Mahmoud Abbas, membros da OLP disseram que ele teria o apoio do grupo.


 


Abbas deve anunciar sua decisão na próxima semana. O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, disse que o presidente deve mesmo antecipar as eleições. “O status quo não pode continuar – é um desastre para os palestinos”, alegou Erekat.