Concursos celebram direitos humanos nesta semana

Além dos shows e feiras de hoje (10/12) no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o governo federal programou outras atividades para o restante da semana.

Na quarta-feira, o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, entregará o Prêmio Direitos Humanos 2006 a entidades e pessoas que se destacaram na área. Estudantes do ensino médio e do ensino superior que participaram de concurso de redação e artigos sobre o tema Educação em Direitos Humanos e Construção da Paz também serão premiados. A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto.


 


Os premiados receberão uma escultura do artista plástico Siron Franco. Intitulada Unidade e Diversidade, a obra tem a forma de uma grande semente feita de resina de cristal. No interior da semente, há grãos como feijão, arroz, pimenta, café, grão-de-bico e um chip de computador. Os estudantes ganharão ainda uma coleção de livros do Ministério da Educação.


 


Em quatro capitais, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife, a Secretaria Especial de Direitos Humanos também promove a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Até o próximo domingo, 28 filmes de dez países do continente e inéditos no circuito comercial brasileiro serão exibidos em sessões gratuitas. Entre os temas abordados, estão discriminação racial, liberdade de expressão e desemprego.


 


Confira os locais e datas encerramento: Rio de Janeiro – Caixa Cultural, até dia 13; São Paulo – Sala Cinemateca e CineSesc, até hoje; Brasília – Cine Academia, até amanhã; Recife – Fundação Joaquim Nabuco, até dia 17. Clique para saber a programação completa.