Iphan registra Feira de Caruaru como Patrimônio Imaterial do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou na última quinta-feira  (7/12) como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil a Feira de Caruaru, em Pernambuco. O pedido de registro da feira, que recebe de 20 a 40 mil pessoas

“É o reconhecimento da feira como um espaço que traduz a diversidade brasileira, a relação entre o sertão e a comercialização dos produtos, um espaço onde essa relação criou cultura e gerou formas de manifestação artística” disse o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. “A feira foi uma das gênesis das cidades e talvez a Feira de Caruaru seja o espaço no Brasil que mais represente isso”, ressaltou.


 


O registro da feira foi feito no Livro dos Lugares do Iphan, destinado a locais que independentemente de valor arquitetônico, urbanístico, estético ou paisagístico permitem a continuidade das práticas e atividades culturais que abrigam.


 


O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan também aprovou hoje as propostas de tombamento do Elevador Lacerda, em Salvador, e do Edifício da Bolsa Oficial do Café, em Santos, litoral paulista, onde hoje funciona o Museu do Café. A reunião do conselho do Iphan, realizada hoje em Santos, foi a primeira nos 70 anos de existência do instituto a ocorrer em São Paulo.