Evo Morales encerra a 2ª Cúpula Sul-Americana de Nações

O presidente boliviano Evo Morales encerrou neste sábado a 2ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações (CSN), que contou com a presença de oito presidentes da região com o intuito de levar adiante a integração regional.

Sobre a integração da região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu discurso de encerramento que “não podemos negar os avanços que foram alcançados até agora”.


 


A Colômbia será a sede da 3ª Cúpula Sul-Americana em 2007, segundo acordo presidencial durante o segundo encontro na cidade de Cochabamba (centro da Bolívia), anunciou o presidente anfitrião Evo Morales.


 


A CSN foi fundada oficialmente em 2005, em Brasília, depois de ter sido acertada um ano antes, em Cuzco, a integração dos blocos da Comunidade Andina e do Mercosul.


 


Cúpula Social


 


Ao falar a respeito da Cúpula Social pela Integração dos Povos, n aúltima sexta-feira, Evo deu a mesma importância destinada à Cúpula oficial, que teve a presença de vários mandatários sul-americanos.


 


“Somente a união dos movimentos sociais com as delegações oficiais permitirá uma integração real entre os povos de nossos países”, defendeu Evo. “A luta histórica dos povos continua em vigência e agora temos uma grande oportunidade para garantir essa unidade”, disse.