Encontro em Brasília discute direitos dos deficientes

Discutir educação, saúde, trabalho e emprego, previdência social e assistência, acesso à justiça, esporte e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência é o objetivo da Câmara Técnica – Década das Pessoas com Deficiência (2006/2016) que acontec

Além desses temas, serão discutidos, ainda, o fortalecimento do controle social, das estruturas de coordenação de governo e a integração entre os diversos setores para garantir a inserção dos deficientes na sociedade. O encontro vai discutir propostas para garantir o cumprimento de metas durante a Década das Pessoas com Deficiência.


 


“Vamos trazer a base do programa de ação da década. O Brasil terá várias diretrizes com resultados a serem alcançados durante esse período. Hoje, temos boas idéias e ótimas leis, mas dificuldade de que todas as prefeituras do Brasil implementem, de fato, essas políticas. Em muitos setores falta conhecimento dos gestores, de prefeitos e de secretários. Temos alguns municípios pequenos ou grandes com ótimos programas e outros sem nenhum programa ou programas ineficazes”, explicou a coordenadora geral da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), ligada à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Izabel de Loureiro Maior.


 


Segundo Izabel, até 2016, quando termina a Década das Pessoas com Deficiência, a expectativa é que todas as crianças com deficiência na faixa etária adequada estejam na escola inclusiva e que todas as pessoas com deficiência tenham acesso ao processo de reabilitação.


 


“A definição da pessoa com deficiência no Brasil precisa ser revista. Esse é um anseio muito grande. Temos de ser o mais justo possível com as pessoas que são classificadas como com deficiência”, esclareceu Izabel.


 


O encontro termina no domingo (10/12), data em que se comemora 68 anos da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.