Cabo Verde e Guiné-Bissau formalizam parceria em comércio

Câmaras de Comércio da Guiné-Bissau e de Cabo Verde assinaram na quinta-feira (7/12) um protocolo de acordo de parceria durante o encerramento das “Jornadas de Negócios e Investimentos”, que começaram em Bissau em 2 de dezembro.

Fonte da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura (CCIA) da Guiné-Bissau disse à Agência Lusa que as parcerias entre empresários dos dois países ainda vão ser definidas, embora haja contatos avançados nas áreas de Turismo, Construção Civil, Comércio, Informática e Serviços.


 


Nas jornadas, que contaram com a presença de 15 empresários cabo-verdianos ligados à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Sotavento (CCISS), as duas entidades patronais destacaram a importância da criação de uma linha marítima regular entre os dois países, idéia apoiada pelo governo guineense.


 


A criação de uma sociedade marítima pretende impulsionar as trocas comerciais entre os dois países, dado o fraco panorama de comércio e negociações bilaterais.


 


O encontro serviu também para promover as exportações da Guiné-Bissau para o arquipélago cabo-verdiano, principalmente de produtos como legumes, carne e peixe.


 


Para os empresários guineenses, Cabo Verde é uma das apostas da internacionalização da economia da Guiné-Bissau, dadas as potencialidades do país nas áreas agrícola, turística e de piscicultura.


 


Por outro lado, a CCIA guineense está tentando desenvolver um projeto de certificação de qualidade dos produtos locais, o que permitirá, no futuro, garantir a sua exportação e arrecadar receitas em divisas.