Rafael Correa busca apoio no Brasil para construir refinaria

O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, reuniu-se nesta sexta-feira (8/12) com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, no Palácio do Itamaraty. Amorim e Correa participaram de um café-da-manhã privado de trabalho e conversaram s

O Equador busca apoio do Brasil para a possível construção de uma refinaria, assim como para o aperfeiçoamento da infra-estrutura de um aeroporto na Amazônia, de forma a integrá-lo ao marco da Iniciativa para a Integração Regional Sul-Americana (IIRSA).



Correa, que assumirá o cargo em 15 de janeiro de 2007, também tentará obter financiamento para ajudar o desenvolvimento da cidade de Manta como ponto de Integração Comercial da América do Sul, por meio do eixo multimodal Pacífico-Atlântico.



O primeiro passo para a execução do eixo ocorreu recentemente no Equador, com a concessão, por 30 anos, da execução do porto de carga de Manta à companhia Hutchinson, por US$ 523 milhões.



Correa chegou na noite desta quinta-feira (7) a Brasília, etapa inicial de sua primeira viagem internacional como presidente eleito, que também inclui Bolívia e Peru.



Em Cochabamba, na Bolívia, Correa participará da Cúpula Sul-Americana a convite do presidente Evo Morales. Depois irá a Lima para se encontrar com o chefe de Estado, Alan García.