PM mata suspeitos de assalto à ministra Ellen Gracie (STF)

A assessoria de imprensa da PM (Polícia Militar) confirmou, no final da manhã desta sexta-feira (8/12), que dois suspeitos de assaltar a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie, e o ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Supremo, fo

De acordo com a assessoria, o confronto ocorreu logo após o assalto – e os suspeitos n não teriam respeitado a ordem de prisão. Na reação, foram baleados. Além do carro que era ocupado pelos ministros, outro veículo que também havia sido roubado foi recuperado. Uma pistola e um revólver que teriam sido usados na ação foram apreendidos.


 


O assalto ocorreu por volta das 21h45 de quinta, nas proximidades da Linha Vermelha – via que liga o aeroporto Tom Jobim ao centro do Rio. Segundo testemunhas, os assaltantes usaram dois carros para bloquear a via e abordar os motoristas. Gracie e Mendes haviam acabado de desembarcar no Rio. Os assaltantes obrigaram os ministros a descer do carro – um Zafira -, que foi levado. No veículo estavam documentos, roupas e objetos das vítimas. O carro foi localizado horas depois.


 


Em nota, a PM afirma que os ministros estavam com acompanhamento de escolta de segurança armada em mais dois veículos, “que não intercederam no ato da ação criminosa”. Ocupantes de ao menos outros quatro veículos também foram assaltados. Segundo três vítimas – que estavam em um mesmo veículo e procuraram a Polícia Civil -, os criminosos levaram documentos, celulares, dinheiro e relógios, entre outros objetos.


 


Não há confirmação sobre suspeitos presos. “Cabe à polícia investigar. É uma questão de segurança pública, direito do cidadão. É importante que essa questão seja resolvida e haja uma solução para o Brasil”, disse Mendes, que participou da inauguração de um novo prédio da Justiça do Rio.


 


Polícia Federal
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, lamentou nesta sexta-feira o assalto aos ministros do STF. “É profundamente lamentável qualquer ataque a qualquer pessoa pela bandidagem, pelo crime organizado ou não, pela delinqüência, é muito lamentável. E o caso da ministra Ellen e do ministro Gilmar se enquadra dentro deste elenco”, disse Bastos.


 


O ministro afirmou que a Polícia Federal vai entrar no caso, por causa do cargo que Ellen Gracie ocupa, e ajudar na investigação para decifrar o crime. Mais cedo, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Precioso, disse que a ministra deveria ter sido acompanhada pela PF durante o trajeto. “Alguém falhou. O ideal seria ela ter pedido segurança da Polícia Federal “, afirmou.


 


Precioso disse que conversou na noite de quinta-feira com a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, que mostrou preocupação e pediu empenho na apuração do caso. De acordo com o secretário, quase dez ladrões cercaram vários carros numa falsa blitz, incluindo o carro dos ministros.


 


De saída
Márcio Thomaz Bastos informou que deverá se reunir na próxima quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir sua saída do Ministério da Justiça. A reunião que deveria ter acontecido ontem (7) não foi realizada por motivo de agenda.


 


“Acredito que dou em primeira mão para vocês o nome do novo ministro da Justiça”, disse ele aos repórteres que estavam no local.