PCdoB quer Aldo candidato da base

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse nesta quinta-feira que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que considerou inconstitucional a cláusula de barreira, vai reforçar a candidatura à reeleição do deputado Aldo Rebelo à presidência da Câmara.

omo o PCdoB não havia superado a barreira, existiam dúvidas entre os parlamentares sobre a viabilidade de Aldo disputar o comando da Casa, já que a regra tiraria dos partidos pequenos direito a funcionamento parlamentar: seus deputados e senadores poderiam falar e votar no plenário, mas não teriam líderes nem estrutura de liderança.



''Mesmo sem essa decisão [do STF], o Aldo tinha todas a condições de ser candidato à presidência da Câmara. E isso reforça a possibilidade da candidatura'', afirmou.
Rabelo voltou a ressaltar, no entanto, que Aldo só irá disputar o cargo se tiver o amplo apoio da base governo. ''Estamos trabalhando para ele ser o candidato da base.''



Sobre a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o comunista afirmou que ''todos os partidos têm direito de pensar o que quiserem'', mas fez um apelo para o PT. ''Peço que o PT compreenda, e que aprenda com os erros do passado, que a nossa principal busca é a unidade da base do governo'', afirmou.
Irônica



A presidente do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), ironizou o fato de agora não haver mais nenhum obstáculo para a candidatura de Aldo. ''Tem muita gente que não vai dormir essa noite por causa da decisão do Supremo'', afirmou.



Ela disse que o PSOL respeita o presidente da Câmara, mas que não vai apoiar seu nome na disputa porque rejeita qualquer candidatura governista. ''Nós defendemos a independência dos poderes.''


 


Fonte: Folha Online