IBGE prevê crescimento de 3% na safra de grãos deste ano

A produção nacional de grãos deste ano deve ser 3% maior que a do ano passado. A estimativa, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de novembro, mostra que a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2006 vai ati

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de novembro divulgado hoje (7) informa que a colheita dos produtos da safra de verão está concluída nos grandes centros produtores de grãos e que as culturas de inverno estão na fase final de colheita.


 


O milho em grão da primeira e segunda safras terá uma colheita quase 50% maior que no ano passado; enquanto a colheita de soja será 2,1% maior do que em 2005. Juntos, os dois produtos respondem por 80% da produção de grãos do país. Já a produção de trigo será a menor dos últimos cinco anos. A safra terá uma redução de 51,9% em relação a de 2005.


 


De acordo com o IBGE, a redução justifica-se pela retração na área plantada em razão dos baixos preços alcançados nas últimas safras e da difícil comercialização devido à concorrência com o produto importado, tanto em grão quanto processado, sob a forma de farinha. Outro agravante para a queda da safra de trigo foram as condições climáticas, com a falta de chuva e as altas temperaturas.


 


Em relação a outubro, o recuo de 0,2% na safra de grãos foi puxado pela queda na produção da aveia em grão (-8,8%), cevada em grão (-6,1%), mamona (-2,1%) e trigo em grão (-1,1%).