Chico e Caetano participam de filme de Carlos Saura

Os músicos brasileiros Chico Buarque e Caetano Veloso estão entre os entrevistados de Fados – o novo filme do cineasta espanhol Carlos Saura, que será apresentado no próximo dia 13, no Palácio da Mitra, em Lisboa. Na pré-estréia, estarão presentes o prefe

O filme foi gravado em Lisboa no verão europeu (de julho a setembro) e passa pela África e pelo Brasil, de acordo com Carlos do Carmo, que é um dos mais famosos fadistas portugueses e colaborador da produção. O fadista descreveu o filme como “uma visão do Saura sobre o fado”, acrescentando que o cineasta “já tinha claro o que queria e quem queria”.


 


Carlos do Carmo, que integra com o também fadista Rui Vieira Nery e o produtor Ivan Dias um grupo de consultores de Saura, reconheceu terem acrescentado “muito pouco” às idéias do cineasta espanhol, que estudou o projeto durante dois anos. O fadista disse que “toda a informação” – de DVD a discos – foi coletada por Saura. O cineasta visitou vários locais de Lisboa onde se canta fado, do profissional ao amador, e assistiu a grandes espetáculos.


 


O filme, orçado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,6 milhões), é uma co-produção da Zebra Producciones de Saura com a Duvideo de Ivan Dias, e a Fado Filmes de Luís Galvão Teles, incluindo participações brasileiras e francesas. “Falta ainda a fase da montagem que pode alterar tudo. Mas, pelo que vi, parece-me que este filme está na linha do filme Flamenco que produziu em 1995”, observou o fadista.


 


Carlos Saura tem rodado vários filmes relacionados com tradições musicais. Em 1992 filmou Sevillanas, em 1995 produziu Flamenco e, três anos depois, Tango no me Dejes nunca. Já em 2002, filmou Salomé. No Festival de Cannes do ano passado, anunciou a realização do filme Ibéria.