Chávez reafirma prioridade nas relações com o Mercosul

O presidente venezuelano Hugo Chávez minimizou nesta quarta-feira (6/12) a importância dos conflitos com o governo dos Estados Unidos, afirmando que seu objetivo é reforçar a unidade sul-americana, especialmente o Mercosul.

Ao chegar ao Brasil, em sua primeira viagem após a reeleição, Chávez foi perguntado sobre suas relações com Washington e respondeu que “para mim, o mais importante é Brasília”.



“É um governo decadente, o de Washington, e não é para nós uma prioridade; um governo que se vai (…), que não tem moral…”, disse Chávez, em referência à derrota sofrida pelo Partido Republicano, de Bush, nas recentes eleições legislativas.



“Nossa prioridade é a conexão Caracas-Brasília-Buenos Aires-Montevidéu, o eixo de integração do sul”, assinalou.



Chávez deve ter uma reunião de trabalho nesta quinta-feira com o presidente Lula, focada especialmente em temas de integração energética. Será uma reunião “para trabalhar estratégias do projeto sul-americano”, disse Chávez. Ele citou o Gasoduto do Sul, que levará gás venezuelano à Argentina.



A Venezuela, de acordo com Chávez, “tem interesse em fortalecer a matriz energética de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, de toda a América do Sul. Temos a maior reserva de petróleo do mundo e uma grande reserva de gás, e o Brasil é um grande consumidor, e deficitário em energia para o futuro”.



“Imaginem o dia em que teremos uma coordenação militar entre as forças armadas de Venezuela, Brasil, Argentina e de toda a América do Sul para cuidar da Amazônia, da Bacia do Prata, dos Andes”, afirmou Chávez.



Da redação, com agências