Sem categoria

PCdoB/RN realiza reunião ordinária neste sábado

Por Carlos Albérico

No próximo dia 9, sábado, o comitê estadual do PCdoB do Rio Grande do Norte fará sua 6ª reunião ordinária. Na ocasião, o projeto eleitoral de 2006 e seus resultados serão os pontos centrais do debate.

Após três reuniões, a Comissão Política Estadual concluiu segunda-feira, dia 4, o documento que analisa o resultado das eleições no Rio Grande do Norte, em consonância com os objetivos aprovados na Convenção Eleitoral de junho passado. A reunião será realizada dia 9, sábado, das 9 às 17 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal.



Segundo o documento, que será apresentado e discutido na reunião, o PCdoB/RN alcançou vitórias políticas importantes e um revés no seu principal objetivo eleitoral em relação à eleição de deputado estadual.


A reeleição da governadora Vilma de Faria (PSB), o acerto na aplicabilidade da política comunista focada na formação de uma ampla frente de forças democráticas e populares, o papel do PCdoB na discussão e consecução de coligações proporcionais demonstraram o grau de amadurecimento e acerto da direção estadual do partido. 



Em relação à disputa proporcional, foram obtidos resultados importantes. Segundo dados apresentados pela Comissão Estadual de Organização, a votação dos três candidatos a deputado federal – que somados alcançam 30.522 votos (nominais mais legenda) – triplicou em relação à alcançada em 2002, beirando os 2% do total, índice que foi um dos objetivos perseguidos pelos comunistas potiguares.



No que diz respeito à votação de deputado estadual, apesar de quase dobrarmos nossa votação (12.000 em 2002 e 23.000 em 2006) as duas candidaturas ficaram na 2ª e 3ª suplências constituindo o maior revés do partido no estado, visto que a meta central era a eleição de um deputado estadual.




*Secretário de Organização do PCdoB/RN