Festival de Havana começa com oração por Fidel Castro

O 28º Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana foi aberto com uma oração pela saúde do comandante Fidel Castro. A cerimônia ocorreu no teatro Karl Marx, na presença do escritor colombiano Gabriel García Márquez e do ator britânico Ralph Fiennes.

O filme O Labirinto do Fauno, do mexicano Guillermo del Toro, inaugurou oficialmente o encontro – que durará até 15 de dezembro. Havana exibirá mais de 460 filmes – dos quais 105 são dos 16 países concorrentes. Os gêneros vão de ficção e animação a documentário.


 


“Começo a falar com uma oração pela saúde do comandante invicto, que abriu com suas batalhas a esperança”, disse Alfredo Guevara, titular histórico do festival e companheiro de luta de Fidel. O festival, “reunião do espírito”, como o definiu Guevara, celebra o seu 28º encontro em um contexto político inédito, sob o interinato de Raúl Castro e incógnitas sobre a evolução de Fidel.


 


O presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, e o ministro da Cultura, Abel Prieto, assistiram à noite de gala da abertura, assim como o britânico Fiennes (O Paciente Inglês e O Jardineiro Fiel) e o Nobel García Márquez, amigo pessoal do líder cubano e um dos principais impulsores do festival. Entre os convidados internacionais no evento, estava o cineasta britânico Stephen Frears (de Relações Perigosas e Alta Fidelidade), que hoje apresentava o seu filme recente A Rainha.


 


Atrações
O Brasil, com 25 filmes, e a Argentina, 18, predominam na edição. Também haverá ciclos do cinema de Alemanha, Espanha, Itália e Suíça; uma seção sobre Panorama Contemporâneo Internacional; além de filmes de latino-americanos realizados nos Estados Unidos.


 


García Márquez ministrará o seu tradicional curso “Como se Conta um Conto”, na Escola de Cinema de San Antonio de los Baños, que comemora 20 anos. É o projeto mais relevante da Fundação do Novo Cinema, que organiza o Festival de Havana, ponto de encontro de cineastas na região.


 


O festival, que termina no próximo dia 15 com a projeção de Volver, de Pedro Almodóvar, também entregará um Coral de Honra a Manuel Pérez Estremera, diretor de Rádio e Televisão Espanhola. O encontro também se realiza em outras cidades do país.


 


Nas últimas edições, só na capital, registrou-se uma média de 500 mil espectadores sobre uma população de 2,2 milhões. Em 2005, o Coral em Ficção foi para o filme Iluminados pelo Fogo, do argentino Tristán Bauer, que neste ano preside em Cuba o júri da categoria.