Câmara aprova o Fundeb; Ubes promete ficar “na pressão”

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Emenda à Constituição do Fundeb (Fundo da Educação Básica) na tarde desta quarta-feira (6), por 328 votos contra quatro. “Vamos continuar na pressão, para que a grana do Fundeb vá mesmo para a Educação, comemor

Thiago recorda que a Ubes, a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ensino) e outras entidades interessadas na melhoriado ensino básico fizeram “passeata, manifestação, lobby, tudo”, para ver o Fundeb aprovado. E que a mobilização vem “vem de muitos anos, desde antes do governo Lula”.


Para o líder secundarista, o Fundeb, que agora depende apelas da promulgação formal, em sessão do Congresso Nacional, é um avanço. “Vai significar mais possibilidades para a educação básica, mais investimentos, um piso salarial para os professores, e também a redução das desigualdades regionais”, previu.



Mas Thiago avisa que a Ubes “vai ficar de olho, para que a grana não se perca, como aconteceu com o Fundef”. A referência é ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, um programa mais limitado, aplicado durante o governo Fernando Henrique, e alvo de denúncias de desvio de verbas.
O tema Fundeb frequentou os debates do segundo turno da eleição presidencial, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu concorrente tucano, o ex-governador Geraldo Alckmin. Este acusava  Lula de “não ter conseguido” aprovar o Fundo em quatro anos.



“Se já foi aprovado tarde foi porque a oposição não deixou”, lembrou Thiago. Alvo de uma obstrução oposicionista durante a campanha eleitoral, a emenda terminou aprovada agora com os votos do PSDB e do PFL.