Irã propõe aliança de segurança regional no Oriente

O mais alto membro da segurança nacional iraniana pediu nesta terça-feira (5/12) aos Estados Árabes que retirem as bases militares americanas na região e se unam a Teerã em uma aliança de segurança regional.

Ali Larijani disse a líderes árabes durante conferência nos Emirados Árabes que Washington é indiferente aos seus interesses e irá colocá-los de lado assim que não forem mais úteis. “A segurança e estabilidade da região precisa ser alcançada, e nós devemos fazê-lo dentro da região, não trazendo forças estrangeiras”, disse Larijani a uma audiência de líderes políticos e de empresas do mundo árabe e de outros locais, incluindo dos EUA. “Devemos nos manter sobre nossos próprios pés.”


 


Larijani garantiu aos líderes árabes que o Irã busca uma coexistência pacífica, e que poderia substituir a segurança fornecida pelas bases americanas existentes na região, inclusive no Kuwait, Bahrein e Catar. Outros países têm fortes acordos de treinamento e segurança com os EUA. “O Irã está em busca de estabilidade regional através da integração”, afirmou. “Ele (o Irã) está ao lado de todos os governos muçulmanos da região”.


 


Alguns países árabes, como a Arábia Saudita, um dos mais tradicionais aliados dos Estados Unidos desde meados do século 20, fazem aberta oposição ao regime iraniano. Mas autoridades de outros países que também são aliados dos EUA, como o Kuwait, têm dito nos últimos meses que eles andam em uma fina linha entre não se contrapor ao Irã nem aos EUA.