Festival de Cinema de Havana destaca obras brasileiras

Começa nesta terça-feira (5/12) em Havana o 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano. Até o dia 15 deste mês, a capital cubana será a mais importante vitrine mundial do cinema da América Latina, com destaque para cinco obras brasileiras.

O Festival de Havana oferece a singularidade de dividir sua competição (e premiação) em categorias – longas de ficção e documentários, curtas, animações, etc. Nesses quase 30 anos, diversos filmes brasileiros se destacaram – Coronel Delmiro Gouveia, Gaijin, Eles não Usam Black-Tie, Eu Tu Eles, Cidade de Deus, entre outros. Mas o grande ano do Brasil na capital cubana foi 1984, quando Memórias do Cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, ganhou como melhor ficção, e Cabra Marcado para Morrer foi o melhor documentário.



Além do Brasil, somente a Argentina apresentará cinco obras na edição deste ano do Festival. Os brasileiros são: Antônia, de Tata Amaral; É Proibido Proibir, de Jorge Durán; O Céu de Suely, de Karim Aïnouz; O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues; e Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias. Os argentinos são: Crônica de Una Fuga, de Israel Adrian Caetano; El Camino de San Diego, de Carlos Sorín; El Custódio, de Rodrigo Moreno, em cartaz no Brasil como O Guardião; Nascido y Criado, de Pablo Trapero; e Derecho de Familia, de Daniel Burman.



Cines del Mundo
Uma importante seção intitulada Cines del Mundo atualiza os cubanos com obras importantes de diferentes cinematografias. A italiana será representada por Nuovomondo, de Emanuel Crialese e A Estrela Perdida, de Gianni Amelio, que integram a programação Veneza Cinema Italiano 2, em exibição em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, mais Il Direttore di Matrimonio, de Marco Bellocchio. Da Alemanha, virá A Estrela Solitária, de Wim Wenders.



O autor alemão que compartilhou com Walter Salles a magnífica master class do recente Festival de Tessalônica, quando ambos falaram de road movies, tem um carinho todo especial por Cuba. Basta lembrar de Buena Vista Social Club, o documentário que (re)lançou em todo o mundo os maiores nomes da música cubana. Além de mostrar seu novo longa de ficção, Wenders volta à música cubana, produzindo The Sons of Cuba, que foi lançado em DVD no Brasil.