Em Moçambique, aldeia é batizada com nome de Fidel Castro

Nhpondzoene, uma pequena aldeia na província de Gaza, sul de Moçambique, foi rebatizada no final de semana com o nome de Fidel Castro, em uma homenagem ao líder cubano feita pela Associação Amizade Moçambique/Cuba.

A homenagem acontece no contexto das comemorações do 80º aniversário de Fidel Castro e dos 50 anos do início da revolução armada contra a ditadura de Fulgêncio Baptista.



A cerimônia de atribuição do nome de Fidel Castro à aldeia contou com a participação da embaixadora de Cuba em Maputo, Evangelina Dominguez, de trabalhadores cubanos em Moçambique e de grupos moçambicanos formados em Cuba. No entanto, o ato foi pouco divulgado pela imprensa moçambicana.



A homenagem ao líder cubano visava a “reconhecer o seu papel preponderante após a independência de Moçambique, através de formação de quadros em múltiplas áreas, principalmente Educação, Saúde, Defesa e Agricultura”, disse o presidente da Associação Amizade Moçambique/Cuba, Castigo Langa.



A embaixadora cubana em Maputo, Evangelina Dominguez, garantiu “levar para Cuba a mensagem singela de amizade e fraternidade” dos moçambicanos, destacando a “afeição” que os cubanos têm por Fidel Castro, “defensor dos desfavorecidos”.



“Estamos todos esperançados que a saúde do nosso líder se restabeleça muito rapidamente”, disse a diplomata, sobre o estado de saúde de Fidel Castro, acometido por doença há quatro meses.



Em função dos problemas de saúde, Fidel Castro deixou temporariamente a Presidência cubana, tendo sido substituído pelo seu irmão Raul Castro, que presidiu a cerimônia central em homenagem ao líder cubano, impedido de participar nas festividades do seu 80º aniversário, realizadas no último sábado.



Da redação, com agências