Valorização da moeda chinesa continua forte

O yuan, a moeda chinesa, continuou hoje (4/12) a escalar novas alturas ao ser cotada nesta manhã a 7,8240 unidades por dólar americano, cifra recorde até agora, de acordo com fontes bancárias internacionais.

Na sexta-feira, o yuan fechou cotado a 7,8331 por dólar, em sua paulatina revalorização nos mercados de câmbio.


 


Desde que a China adotou, em julho de 2005, uma política mais flexível de flutuação do câmbio, o yuan sofreu uma valorização de 3,5%.


 


A China, cujas reservas internacionais já ultrapassaram o bilhão de dólares, está sob pressão por parte dos EUA para que permita uma revalorização “mais rápida” de sua moeda.


 


Se isto ocorrer, supostamente resolveria o superávit comercial que a China mantém com seus clientes, em especial com o mercado americano.


 


As autoridades bancárias permitem uma oscilação diária do yuan de cerca de 0,3% para cima ou para baixo, em relação a uma cesta de moedas, composta por, entre outras, dólar, iene japonês, euro e libra esterlina.


 


A queda da moeda americana nos últimos dias nos mercados financeiros acelerou essa tendência e praticamente todos os dias o yuan atinge essa porcentagem de valorização.



 


Apesar disso, o superávit da balança comercial segue crescendo e, provavelmente, feche o ano com uma diferença favorável de 150 bilhões de dólares, cifra que baterá todos os recordes anteiriores.


 


A solidez do crescimento da China, sua balança comercial favorável e o volume de suas reservas são apontados por especialistas como causa da força de seu dinheiro.


 


Analistas consideram que o Produto Interno Bruto (PIB) encerrará o ano com a taxa de 10,6% de crescimento, mas que devido ao controle sobre os investimentos em ativos fixos e exportações, a expansão anual em 2007 se reduzirá a “meros” 9,5%.


 


De qualquer modo, essa porcentagem seria invejável para a maioria dos países, mas esta moderação permitirá que o banco central só necessite aumentar as taxas de juros ligeiramente, de acordo com os especialistas locais.