PSB pede a Lula que ouça mais partidos

O PSB cobrou hoje do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reative o conselho político no seu segundo mandato. Em encontro com o presidente, no Palácio do Planalto, o presidente do partido e governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos, e o vice-

“O conselho [formado pelos presidentes dos partidos que apóiam o governo] não funcionou como deveria no primeiro mandato. Os partidos devem estar ao lado do presidente. É preciso criar mecanismos em que as instâncias partidárias possam ser ouvidas, não basta [chamar os partidos] apenas quando tem crise”, afirmou Campos.


 


Sobre as críticas do ex-ministro Ciro Gomes, que considerou a aliança do governo com o PMDB um “elefante com dislexia” e fez reparos à político econômica, Eduardo Campos disse que “o presidente Lula conhece a posição do ministro, não só das declarações à imprensa, mas do debate que sempre teve com ele”. E garantiu que o PSB não compartilha das críticas. “O PSB entende que temos que alargar a base de sustentação do governo para que tenha maioria no Congresso que garanta a governabilidade”, disse.


 


Como os demais partidos que dialogaram com Lula, os dirigentes do PSB disseram que no encontro não se tratou de cargos. O PSB ocupa os ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia. Campos disse que os cargos são do presidente e que caberá a ele definir se o partido continuará a frente destas duas pastas. “O presidente sabe que as funções de confiança sempre estiveram à sua disposição”, disse.


 


Presidência da Câmara


 


O presidente do PSB disse que o partido apóia a candidatura de Aldo Rebelo à Presidência da Câmara. Eduardo Campos negou que o assunto tenha sido tratado no encontro com Lula, mas usou uma expressão do presidente para comentar a preferência por Rebelo. “Em time que está ganhando não se mexe.”


 


Fonte: Folha Online