Pesquisa DCI: diminui a rejeição dos empresários a Lula

Diminuiu a avaliação negativa em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de novembro, revela a Pesquisa DCI (Diário do Comércio e Indústria). De acordo com o levantamento, feito com 212 entrevistados no mês passado, a desaprovaçã

Este é o segundo mês de queda seguido. Em setembro, antes das eleições, o nível de desaprovação entre os empresários estava em 48%.



O resultado mostra uma mudança de quadro importante. A título de comparação, no final do ano passado, no auge da crise política, com as Comissões Parlamentares de Inquérito em pleno andamento, a reprovação do presidente Lula chegou a 65% entre os empresários ouvidos pelo DCI.


 


Com a força dos 58 milhões de votos que recebeu no segundo turno das eleições, superando em mais de 20 milhões de votos o adversário do PSDB, Geraldo Alckmin, Lula retomou não só o apoio da camada mais pobre da população, como também de outras forças políticas, como o PMDB, que já demonstraram disposição em criar o chamado “governo de coalizão”, prometido pelo presidente para o segundo mandato.
Tem efeito sobre a análise que o empresariado faz do governo, alguns dos pontos do pacote de incentivo ao desenvolvimento que o governo vem anunciando aos poucos nas últimas semanas.


 



A meta do governo é criar condições para a ampliação da taxa de investimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), atualmente em cerca de 20%, para que o País consiga crescer a uma taxa de 5% ao ano de forma sustentada.


 



Para chegar lá, está na mira de Lula a desoneração de investimentos ligados à infra-estrutura, como transportes, energia e a construção civil. A idéia é que, se o governo conseguir estimular estes setores, cria-se as condições para que o investimento privado, o mais importante, seja igualmente impulsionado.


 



Aprovação estaciona


 



Apesar da redução da desaprovação ao presidente Lula, o índice dos empresários que aprova realmente o governo estacionou em 27% no mês de novembro, mesmo resultado de outubro. No décimo mês do ano, a aprovação havia subido quatro pontos percentuais, após ter chegado a 23% em setembro. Já análise neutra em relação a Lula subiu de 29% em setembro, para 36% em outubro e para 41% no mês passado.


 


Fonte: DCI