Sem categoria

SP dá largada para Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher

Na última terça-feira (28), realizou-se na sede do Comitê Estadual do PCdoB-SP a primeira reunião de preparação da Conferência em São Paulo, que irá enviar delegados  para a Conferência Nacional a ser realizada em março de 2007. Participaram da reuni

A presidente do Partido no Estado, Nádia Campeão, abriu a reunião destacando a importância da Conferência que, segundo ela, deverá superar a estagnação teórica e de mobilização e poderá representar um salto na estratégia política do PCdoB sobre a questão da mulher.



Nadia destacou que a conferência deverá ter a participação efetiva de dirigentes do Partido em todas as instâncias. Os diretórios municipais deverão realizar conferências, ou no mínimo reuniões ampliadas preparatórias à Conferência. A mobilização deve privilegiar as trabalhadoras e jovens, com destaque também para as mulheres negras.
A reunião aprovou a organização de um calendário para aprofundar o debate teórico e político sobre a condição feminina, com a participação de intelectuais e personalidades de destaque que se debruçam sobre o tema.



Será realizada através do site do PCdoB na internet uma Tribuna de Debates. Foi aprovada uma Comissão Organizadora da Conferência, a ser lançada oficialmente na próxima reunião do Comitê Regional, nos dias 9 e 10 de dezembro.



Lilian Martins, da Comissão Política do PCdoB-SP, destacou que a Conferência atende a um anseio das mulheres comunistas e enfrentará desafios de ordem teórica, no sentido de adequar e atualizar a concepção marxista sobre a mulher; política, no sentido de traçar um projeto do PCdoB para as mulheres; e partidária, no sentido de explicitar o papel das mulheres no partido e no exercício da militância.