Gil destaca que “só  há turismo por causa da cultura”

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez uma defesa enfática do turismo cultural na noite de sábado (2).  “Só há turismo por causa da cultura. As pessoas se deslocam porque querem estabelecer comunicação e interação com outros povos”, destacou, ao fa

Gil fez o raciocínio de que o turismo “precisa se organizar em relação aos aspectos logísticos, como transporte e hospedagem, pois se tornou uma atividade em si, que pode se sustentar sozinha”, mas na verdade depende da cultura. Para o ministro, o segmento conhecido como cultural é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da indústria do turismo.



Ele lembrou o poema Descobrimento, de Mário de Andrade, para enfatizar a importância do “turismo desbravador, que busca novas aventuras, com o intuito de valorizar o desconhecido, as novas culturas e os conhecimentos”.



Na véspera, Giulberto Gil esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao sair confirmou para a imprensa que Lula pediu sua permanência como tityular da Cultura no segundo mandato. “Pediu sim,  e eu disse a ele que ainda não posso dar uma resposta, precisamos continuar conversando”, respondeu Gil. Em solenidade recente no Paláciop do Planalto, Lula fez tantos elogios ao ministro que levou-o a chorar copiosamente, dizendo que empresou “minha voz, minha alma, minha vida” aos projetos do MinC.



O Fórum reuniu durante quatro dias mais de 5 mil autoridades, lideranças e especialistas de 81 países. Na avaliação do ministro da Cultura, “é uma iniciativa brasileira que agora vai correr o mundo, mas parte daqui, com a marca brasileira e com algumas características nossas”.



Com informações da Agência Brasil