Cláusula de Barreira opõe `Blog do Nivaldo´ ao Blog do `Zé Dirceu´

O Blog do Nivaldo, do deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB-SP), respondeu no taco ao Blog do Zé Dirceu, do ex-deputado José Dirceu (PT-SP), que fez uma defesa da cláusula de barreira. Valendo-se das liberdades conferid

“O PT e a cláusula de barreira”



“O blog do José Dirceu – ainda hoje eminência parda do PT – desanca o ato realizado na Câmara Federal contra a cláusula de barreira. Repete, aliás, opiniões idênticas já feitas anteriormente sobre o mesmo assunto.



O líder do governo na Cãmara, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), bate na mesma tecla. E nenhum representante do PT, mesmo convidado, comparece ao evento do último dia 29 de novembro na Câmara.



Os “argumentos” de José Dirceu chocam. Primeiro, pela forma deselegante com que ele se refere aos partidos que não alcançaram mais de 5% dos votos para a Câmara Federal. Tacha-os de “partidos sem voto” que reclamam sem razão.



Num misto de arrogãncia e ofensa à inteligência, diz que, ao contrário da maioria dos países, aqui no Brasil a cláusula de barreira “só” retira dos partidos a TV, o fundo partidário, a participação na Mesa, nas comissões e a liderança. “Só”!



Em poucas palavras: parece que o PT não só apóia como gosta da cláusula. Quais as razões? Eles é que têm o dever de expô-las, principalmente para um aliado leal e conseqüente como o PCdoB.



Atrevo-me à dizer que o PT, depois de se meter em grande confusão no primeiro governo Lula e de deslocar-se programaticamente rumo ao centro político, teme que surja uma alternativa pela esquerda, capaz de polarizar e rivalizar com eles.



Em vez de enfrentar esses desafios na legítima luta política pela hegemonia, prefere, ao que parece, apoiar-se em casuísmos pragmáticos e oportunistas, para não dizer reacionários, de limitar a liberdade partidária no Brasil.



Aos que somos comunistas, entra na ordem do dia a luta, como diz o nosso presidente Renato Rabelo, pela nova legalidade do PCdoB! Abaixo a cláusula de barreira, viva a democracia e a liberdade partidária!”



Clique aqui para visitar o Blog do Nivaldo.



Clique aqui para visitar o Blog do Zé Dirceu.