5ª Bienal de Cultura da UNE: amanhã acaba o prazo para inscrever trabalhos

O prazo para as inscrições de trabalhos nas mostras de Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência e Tecnologia, Cinema, Vídeo, Literatura e Música da 5ª Bienal da UNE se encerra na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro. O maior festival universitário do paí

Quem ainda quer fazer parte do festival  deve correr, visitar o site www.une.org.br/bienal, baixar o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviá-la para a secretária da Bienal, que fica no DCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Segundo o diretor de cultura da UNE, Gustavo Viana, os trabalhos têm chegado de todas as regiões do país. “O número de trabalhos inscritos já superou uma meta interna que tínhamos. A qualidade, quantidade e a diversidade dos projetos também superam o que tivemos nas outras edições do festival”, avalia. Os trabalhos inscritos para a 5ª Bienal de Cultura da UNE serão selecionados através de uma curadoria, que irá julgar e definir as mostras que estarão no festival.



Gustavo informa que no Rio de Janeiro, palco da 5ª Bienal, o trabalho já é intenso para receber os estudantes. Durante os cinco dias de evento, a cidade vai se transformar na capital da cultura universitária, com rica programação, debates, oficinas e apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes, poder público, pelas entidades estudantis, ONG's, sociedades científicas e universidades.



Expectativa



O estudante carioca Jimson Ferreira, 19 anos, inscreveu três trabalhos na Bienal, um deles feito especialmente para o festival. A expectativa dele é de que pelo menos um estará classificado para a mostra. “Acho um espaço fundamental para os novos artistas mostrarem sua produção. Desde que fiquei sabendo da Bienal eu resolvi participar, guardei inclusive o folder para lembrar de me inscrever”, disse ele em conversa com o EstudanteNet.



O tema “África-Brasil: um Rio chamado Atlântico” é um dos atrativos para a inscrição de projetos nas diversas categorias do festival. Jimson contou que já estava familiarizado com a temática. “Gosto da musicalidade da África”, justificou. Ele, que é aluno do curso de artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), também expõe suas obras no Circo Voador e em outros espaços alternativos da cidade.



Intercâmbio



Além de divulgar sua produção, os participantes da 5ª Bienal da UNE poderão dialogar com outras manifestações artísticas, cientifica e culturais de todo Brasil. “Uma experiência única”, na opinião do diretor de cultura da UNE. “Participar de uma Bienal é uma interação única na vida de um estudante, na medida em que ele vai ter contato com pessoas dos outros estados e do exterior, da América Latina e, nessa Bienal, possivelmente da África também”, explica Gustavo.



A troca de experiências com artistas contemporâneos, na opinião do estudante Jimson, é uma forma de aprimoramento dos trabalhos individuais: “Acho que na Bienal as mostras poderão dialogar umas com as outras, isso é muito importante”, frisou.
Os participantes do festival ainda receberão um certificado de participação e, dependendo da modalidade inscrita, terão seu trabalho divulgado em um produto final: “No caso dos proponentes em música, selecionaremos os melhores artistas para um CD, os que apresentarem trabalhos científicos podem ter sua obra publicada em revistas, como a da SBPC, vamos reunir tudo”, explicou o diretor de cultura da UNE.



Fonte: EstudanteNet –  http://www.une.org.br/