Agenda de Lula confirma encontros com PCdoB e PSB

A agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma para a tarde desta segunda-feira (4) encontros com o PCdoB, às 16h30, e o PSB, às 17h30. Lula realiza uma rodada de contatos com as direções dos partidos que se dispõem a apoiar seu governo

Às 9h00, o presidente reunirá sua coordenação política. A agenda de segunda-feira inclui ainda um telefonema para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, audiências com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o comandante da Marinha, almirante Roberto de Guimarães Carvalho, o presidente da Aracruz Celulose, Carlos Augusto Aguiar, e o presidente do Instituto Cidadania, José Alberto de Camargo.
Lula passa o final de semana em Brasília, sem compromissos oficiais agendados, de acordo com informação divulgada pela Secretaria de Imprensa e Porta-Voz.



A agenda mínima de governo proposta por Lula ao PMDB inclui sete itens. Tem como primeiro ponto a reforma política e como sétimo a criação de um conselho político formado pelos partidos da coalizão. Os sete pontos são os seguintes:



1 – Reforma política para garantir ''uma representação transparente e responsável para constituir bons níveis de governabilidade''.



2 – Reforma tributária com redução gradual da carga de impostos e estímulos à iniciativa para investimentos; desoneração seletiva visando a produção de bens e serviços de consumo da população de baixa e média renda.



3 – Política econômica, monetária e fiscal comprometida com um crescimento mínimo de 5% nos próximos quatro anos, controle da inflação e prioridade nos investimentos de infra-estrutura, educação, saúde, ciência e tecnologia.



4 – A evolução das despesas correntes deve ser inferior ao crescimento do PIB, priorizando a manutenção das despesas destinadas à melhoria das condições de vida das regiões metropolitanas, no que se refere à saúde, educação e infra-estrutura.



5 – Consolidação das políticas de transferência de renda em andamento e integração dessas políticas com ações de natureza educacional, técnica e superior para abrir oportunidades de emprego ou de atividades.



6 – Fortalecimento da federação, reexaminando as dificuldades fiscais de cada estado, enfrentando a questão da segurança pública com a colaboração dos três níveis de governo.



7 – Criação de um conselho político composto pelos partidos de coalizão para acompanhar as ações de governo.