Renda dos mais pobres cresce 37% com o Bolsa Família

A população atendida pelo Bolsa Família teve um aumento médio de 37% na sua renda. É o que mostra um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com base nos dados do Cadastro Único dos beneficiários. Os números fazem parte da

O impacto do Bolsa Família na renda é maior no Nordeste. Na região, o acréscimo na renda dos atendidos chega a 41%. Os dados do estudo revelam ainda que 31% das famílias brasileiras beneficiadas pelo programa saíram da linha da extrema pobreza, o que soma quase 2,5 milhões de famílias. Durante a sua apresentação, Márcia Lopes mostrou como as ações efetivas e de largo alcance estão contribuindo para o enfrentamento da fome, da pobreza e da desigualdade. A secretária-executiva destaca ainda a ampliação dos direitos sociais e o aumento dos investimentos no setor.


 


Valor pode ser reajustado


 


Durante o seminário, a secretária informou também que o valor do benefício do programa Bolsa Família pode ser aumentado no início de 2007. Segundo  ela, o reajuste deverá ser feito com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


 


O objetivo do aumento, acrescentou a secretária, é manter o poder de compra das famílias atendidas. “Estamos avaliando qual deve ser o impacto do reajuste para as famílias, para que elas possam manter as mesmas condições de vida. Em pouco tempo, devem ser concluídos os estudos  para que a gente tome a decisão”.


 


Sem citar números, a secretária garantiu que há recursos orçamentários suficientes para aumentar o valor do benefício. “Estamos falando de redução de pobreza, então, temos a responsabilidade de manter a efetividade do programa. No orçamento deste ano já tem um recurso que é suficiente para uma parte do reajuste”.


 


Márcia acrescentou que o ministério está estudando a proposta em conjunto com os ministérios do Planejamento e da Fazenda, além da Casa Civil. Atualmente, os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 15 a R$ 95, de acordo com a renda mensal por pessoa da família e o número de crianças.


 


No evento, ela também defendeu a ação integrada de outras políticas públicas voltadas para a população pobre. “É necessário articulação com outras políticas, como a de alfabetização, tarifa social de energia, micro-crédito produtivo orientado, arranjos produtivos locais, entre outros”.


 


Ontem (30/11), o MDS e o Banco Mundial (Bird) acertaram a continuidade da parceria de apoio às iniciativas de controle e monitoramento do Bolsa Família.


 


Da redação,
com agências