García Márquez participa das homenagens a Fidel em Cuba

Prêmio Nobel de Literatura em 1982, o escritor colombiano Gabriel García Márquez, chegou nesta quinta-feira (30/11) a Havana para prestar uma homenagem a um amigo de longa data, o líder cubano Fidel Castro, que ainda se recupera de uma delicada cirurgia i

García Márquez, de 78 anos, desembarcou no final da tarde no aeroporto internacional José Martí, a 40 quilômetros Havana. O escritor é um dos convidados especiais do colóquio internacional sobre o pensamento e obra de Fidel, uma das principais atividades do tributo organizado nesta semana pela Fundação Guayasamín, por ocasião dos 80 anos do líder cubano.


 


“Gabo”, como o escritor é chamado, também assistirá, como faz todos os anos, ao Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana – que acontece de 5 a 15 de dezembro – e à celebração do 20º aniversário da Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) de San Antonio de los Baños, da qual é promotor.


 


Em uma mensagem por escrito divulgada na última terça, Fidel explicou que não poderia comparecer à noite de gala cultural que deu início às comemorações de seu aniversário porque os médicos disseram que 'não está em condições'.


 


Fonte: Folha de S.Paulo