Arte e ações marcam Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Laços vermelhos gigantescos, feitos com balões de ar, foram colocados no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta sexta-feira (1o), para marcar as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids.  A instalação ''Contato'', da cen

A obra é composta por estacas de madeira pintadas de branco com fitas soltas com o nome e a idade de 1.000 pessoas. São pessoas que vivem com a doença ou compartilham o trabalho de prevenção e enfrentamento da epidemia de Aids.


 


Também foi pintado no gramado a inscrição ''Eu me escondia para morrer, hoje me mostro para viver''. A frase é de autoria da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+). O mesmo texto será projetado com raio laser nas duas torres do Congresso Nacional, no início da noite desta sexta-feira (1º).


 


Na inauguração da obra, além das autoridades convidadas, 700 voluntários da sociedade civil formaram um laço vermelho, que é o símbolo mundial de luta contra a aids. O ato simbólico de lançamento teve a presença do Ministro da Saúde, Agenor Álvares; da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire;  da diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão; da representante da Unicef no Brasil, Marrie-Pierre Poirier e de Cazu Barroz e Beatriz Pacheco, participantes da campanha publicitária do dia 1o de dezembro.


 


Recado aos jovens


 


Também faz parte das comemorações da data o lançamendo do ''Caderno das Coisas Importantes'', dirigido aos adolescentes. 400 mil exemplares serão encaminhados para a escolas públicas de todo o país, em 2007. A publicação reafirma o compromisso do governo federal com a promoção da saúde e a prevenção das DST e da Aids nas escolas públicas.


 


O material tem linguagem visual arrojada, com informações sobre formas de transmissão e formas de prevenção das DST e da Aids, além de informações sobre corpo e sexualidade. De acordo com dados do Censo Escolar do ano passado, 97,6 mil escolas trabalham o tema DST/Aids. Entre essas escolas, mais de 9 mil disponibilizam preservativos aos alunos.


 


Mensagem de esperança


 


O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de aids.


 


As atividades desenvolvidas nesse dia visam a divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com a luta. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O projeto do laço como símbolo de solidariedade foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York.


 


A comemoração da data, no Brasil, é feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, em conjunto com o UNICEF, com apoio de vários outros ministérios – Defesa, Educação, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, além do Governo do Distrito Federal e suas secretarias e do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC).


 


De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do Ministério da Saúde