Recuperação modesta no trimestre aponta PIB abaixo de 3% este ano

O PIB brasileiro viveu uma modesta recuperação no terceiro trimestre, conforme as Contas Trimestrais divulgadas nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O acumulado em 12 meses subiu de 1,7% para 2,3% e o acumul

“O  PIB deste ano já aconteceu”, sentenciou Furlan. “O nosso objetivo é fazer com que a velocidade de crescimento em 2007 comece com o primeiro trimestre em aceleração. Não podemos deixar que a média deste ano contamine o ano que vem. Queremos começar o ano com tração e velocidade”, comentou o ministro.



Aumento no trimestre foi de 0,5%



A recuperação do terceiro semestre, 0,5% superior ao segundo, apenas recompõe o índice do trimeiro trimestre de 2006 (veja o gráfico). O consumo continuou se acelerando, mas com o dólar baixo se direcionou em grande parte para produtos importados.



Na comparação entre o segundo trimestre e o terceiro, a Agropecuária obteve o melhor desempenho com crescimento de 1,1%. Indústria cresceu 0,6% e o setor de Serviços 0,4%. Em relação aos componentes da demanda, destaca-se o aumento de 2,5% na Formação Bruta de Capital Fixo, após uma queda de 0,2% no segundo trimestre.



O PIB elevou-se em 3,2% no terceiro trimestre de 2006, em relação a igual período de 2005. O Valor Adicionado a preços básicos aumentou 3,1% e os Impostos sobre Produtos, cresceram 4,1%, principalmente devido ao desempenho das Importações de Bens e Serviços que provocaram um aumento no volume do Imposto sobre Importação.


 


Agropecuária puxou o índice



Ainda em relação ao mesmo trimestre de 2005, entre os setores que contribuem para a geração do Valor Adicionado, a Agropecuária cresceu mais (7,8%), seguindo-se Indústria (3,0%) e Serviços (2,2%).



O crescimento da Agropecuária deve-se ao desempenho positivo, em 2006, de produtos como o café (22%) e a cana de açúcar (8%). Outro fator positivo foi a Pecuária.



Assim como no trimestre anterior, na Indústria o destaque ficou com a Construção Civil (5,5%). A Extrativa Mineral cresceu 3,6% em relação ao terceiro trimestre de 2005, mais que no segundo trimestre (1,5%), embora abaixo da taxas registradas no primeiro trimestre de 2006 (12,6%) e no quarto trimestre de 2005 (12,1%).
O setor de Serviços cresceu 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e seu maior destaque foi o Comércio (3,4%), seguido por Instituições Financeiras (3,1%) e Transporte (2,7%). No outro extremo, houve queda em Comunicações (-0,7%), explicada pelo declínio da Telefonia Fixa, já que a Telefonia Móvel voltou crescer, após um trimestre de estabilidade.



Massa salarial eleva consumo das famílias



Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o Consumo das Famílias (3,4%) teve o décimo segundo crescimento consecutivo, pois sua última queda refere-se ao terceiro trimestre de 2003 (-1,9%). Um dos fatores que contribuíram para este resultado foi a elevação de 4,6% da massa salarial real no trimestre, devido ao comportamento favorável tanto do Pessoal Ocupado (2,7%) como do Rendimento Médio Real do Trabalho Efetivamente Recebido (1,9%), na comparação com igual período de 2005. Além disso, houve um crescimento nominal de 28,1% no saldo de operações de crédito para as pessoas físicas.



Após caírem 0,6% no segundo trimestre, as Exportações de Bens e Serviços voltaram crescer (7,5%), com destaque para agropecuária, minério de ferro, metalurgia e material elétrico. Por outro lado, as Importações de Bens e Serviços também continuaram a crescer (20,0%), com destaque para indústria automotiva, metalurgia/siderurgia, material elétrico e equipamentos eletrônicos. Pelo terceiro trimestre consecutivo o crescimento das Importações superou o das Exportações o que não ocorria desde o final de 2003.



O PIB acumulou 2,3% nos quatro últimos trimestres, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Isto se deve à elevação de 2,1% no Valor Adicionado a preços básicos e ao aumento de 3,6% nos Impostos sobre Produtos.
No ano, PIB acumulou crescimento de 2,5%



De janeiro a setembro de 2006, o PIB cresceu 2,5% em relação à igual período de 2005. Na mesma comparação, Indústria, Agropecuária e Serviços cresceram 2,7%, 2,5% e 2,3%, respectivamente.



Os quatro subsetores da Indústria acumularam crescimento no ano: Extrativa Mineral (5,6%), Construção Civil (5,0%), Serviços Industriais de Utilidade Pública (3,0%) e Indústria da Transformação (1,4%).



No setor de Serviços, o Comércio (3,5%) e os Outros Serviços (2,7%) cresceram mais. Mas também houve crescimento em Instituições Financeiras (2,5%), Transportes (2,4%), Aluguéis (2,2%) e Administração Pública (2,0%). O subsetor de Comunicações (-1,2%) registrou o único declínio.