México: Posse de Calderón terá poucos líderes do continente

A maioria dos presidentes da América do Sul não comparecerá à posse do novo presidente do México Felipe Calderón, na sexta-feira, num contraste em comparação com a concorrida cerimônia de seis anos atrás que empossou o atual presidente Vicente Fox.

Apenas o presidente do Equador, Alfredo Palacios, que está deixando o cargo, confirmou presença na cerimônia, que deve ser complicada por causa de conflitos com os opositores de esquerda.



A presença do presidente peruano, Alan García, também era certa até a quarta-feira, mas fontes do governo do país disseram à Reuters que ele decidiu cancelar a viagem devido aos recentes incidentes na câmara de deputados mexicana.



“É possível que desista de ir (ao México) porque tem uma agenda carregada”, disse depois a jornalistas o chanceler peruano, José García Belaunde, ao ser questionado sobre o tema. Os deputados governistas ocuparam a tribuna da câmara dos deputados do México para se adiantarem aos esquerdistas de oposição, que ameaçavam ocupá-la para boicotar a cerimônia de transmissão de cargo. Calderón deve prestar juramento na tribuna da Casa na sexta.



A ocupação aconteceu depois que parlamentares dos dois lados trocaram agressões no plenário. O oposicionista Partido da Revolução Democrática (PRD), segunda força política do legislativo, não reconhece Calderón como presidente, pois garante que ele derrotou o candidato da legenda, Andrés Manuel López Obrador, com uma fraude nas eleições.



Até a quarta-feira era incerta a presença do presidente colombiano, Alvaro Uribe, e certa as ausências dos presidentes de Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, que será representado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, segundo o Itamaraty.



Evo e Chávez
Segundo meios de comunicação do México, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sequer respondeu ao convite para ir à posse. O presidente da Bolívia, Evo Morales, participará em Havana das comemorações pelo aniversário do presidente cubano, Fidel Castro, e não passará pelo México.



Já os presidentes da América Central não faltarão ao evento. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, enviará seu pai como representante e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, confirmou presença.



O representante da Espanha será o Príncipe de Astúrias, Felipe de Bourbon. À posse de Fox compareceram 15 presidentes latino-americanos, entre eles Chávez, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o argentino Fernando de la Rúa, o chileno Ricardo Lagos e o colombiano Andrés Pastrana.



Da redação, com agências