História de Lula será filmada por Luis Carlos Barreto em 2007

Em janeiro de 2007, Luis Carlos Barreto retoma o projeto de filmar a vida de Lula. Se tiver roteiro pronto e puder iniciar filmagens no segundo semestre, sua expectativa é de colocar o filme na rua no início de 2008. A busca de financiamento interno e ext

Para Luis Carlos Barreto, a história de Lula tem uma dimensão humana e revelações sobre um personagem extraordinário que ninguém conhece. Um filme com Lula, segundo ele, vai chegar às camadas populares e ajudar o Brasil a conhecê-lo, a ver como e por queo retirante do Nordeste chegou à presidência da República.


 


Lula: O filho do Brasil está chegando à marca dos 10 mil exemplares vendidos e terá nova edição em 2007. O livro foi traduzido para o espanhol e para o italiano e foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria Reportagem e Biografia em 2004.


 


O interesse na história de Lula foi despertado no exterior, em 2002, quando puxava conversa com garçons e, ao descobrirem que vinha do Brasil, lhe perguntavam “E o Lula, e o Lula?”. Ficou a história dele, o mito, que é tão grande quanto o de Pelé, que era o único brasileiro lembrado até então. “E ao ler o livro de Denise Paraná, tomei um choque com o que estava ali. Percebi que havia ali uma pessoa que ninguém conhece”, conta Barreto ao falar sobre a idéia do filme.


 


Foi a saga de D. Lindu, mãe de Lula, que mais o impressionou. O próprio Lula, segundo ele, atribui à mãe a responsabilidade por ter chegado onde chegou. “D. Lindu tinha uma premonição em relação ao filho, dizia que ele ia ser diferente dos outros filhos, que ele teria uma profissão”, enfatiza o cineasta. E por se tratar de um personagem tão forte, Barreto vai convidar Fernanda Montenegro para contar a história de Lula sob a ótica de D. Lindu.


 



Do site da Fundação Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br)