`Princípios´ analisa a vitória de Lula e o desafio do desenvolvimento

Com a  capa “Lula reeleito: vitória do povo e das forças progressistas”, a nova edição da revista Princípios afirma que o novo governo tem legitimidade e força para realizar um projeto – mais ousado – de desenvolvimento acelerado com distrib

Sobre ete tema de capa, com o título Lula se reelege com redobrado compromisso pelo desenvolvimento, Renato Rabelo, presidente do PCdoB, expõe em entrevista o significado da reeleição e seus desdobramentos, com destaque para os desafios políticos, econômicos e sociais do novo governo. Renato elenca algumas prioridades, como conduzir uma reforma política de cunho democrático; criar as condições para destravar os investimentos públicos e privados e direcioná-los à produção; e ampliar os investimentos sociais estruturais como a educação.


 


Dilermando Toni, no artigo O novo programa do segundo governo Lula – uma vitória significativa, expõe que a nova plataforma de governo possibilita a transição para um novo Brasil, e que a ele devem se apegar as forças políticas e sociais progressistas para impulsionar as lutas pelas mudanças.



Na entrevista Condicionantes externas do segundo governo Lula, o secretário executivo do Ministério da Ciência e da Tecnologia, Luis Fernandes, aborda questões do contexto internacional em que Lula toma posse para um segundo mandato, em comparação com o primeiro. Ele analisa também o papel da Ciência e Tecnologia no desenvolvimento nacional e no esforço para a diminuição da vulnerabilidade externa do país.



Em A correlação de forças que sai das urnas, o jornalista José Carlos Ruy apresenta os resultados e desempenhos das forças políticas no último pleito, com destaque ao Congresso Nacional e os governos estaduais. Para ele, baixadas as bandeiras comemorativas da vitória, o povo precisará manter altas as bandeiras da luta.



O senador eleito Inácio Arruda (CE), atual líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, escreve o artigo A cláusula udenista. Nele, afirma que a natureza restritiva da cláusula de barreira deve ser compreendida e combatida à luz da evolução dos partidos, da política e da democracia no Brasil; e que foi uma conquista histórica do povo brasileiro a participação e representação das classes e camadas populares na vida partidária – com destaque ao Partido Comunista do Brasil.



Emir Sader, presidente da Clacso, no texto O direito à festa e à luta, debate o primeiro mandato de Lula e manifesta a esperança de que o novo governo contribua para construir um Brasil justo, solidário, democrático e humanista.



Cultura e ciência



Na parte de cultura, a nova edição de Princípios apresenta uma entrevista com o diretor de teatro Sérgio de Carvalho feita por Ana Cristina Petta (Tininha), sobre os 50 anos sem Bertolt Brecht. O entrevistado, diretor da Companhia do Latão e professor da USP, fala do legado de Brecht e os desafios de se fazer teatro hoje.



A ópera Olga é analisada por seu criador, o maestro carioca e professor da UNB, Jorge Antunes. Em entrevista concedida a Mônica Simioni, ele descreve a saga para estrear a ópera que retrata a vida da heroína comunista Olga Benário no Teatro Municipal de SP, em meio ao monopólio do setor pela indústria cultural de massa.



Na pauta sobre ciência, o professor da Politécnica da UFBA João Augusto de Lima Rocha comparece com o artigo Santos Dumont, pioneiro da conquista do espaço pelo homem, em que mostra que as notáveis realizações de Santos Dumont configuram uma dimensão bem maior do que se costuma caracterizar o vôo do 14 Bis, e que ele quebrou as restrições à movimentação humana.



Internacional, teoria e debate



Na pauta internacional Princípios publica entrevista inédita com o veterano sociólogo e sacerdote belga François Houtart, que reflete sobre a relação entre religião e marxismo e sobre a luta deste interessante personagem das lutas sociais do mundo.



No item sobre teoria, Renildo Souza escreve texto sobre O papel de Engels na colaboração em economia com Marx – em que desvenda este tema recorrente no debate acadêmico; e Augusto Buonicore conclui o artigo Marxismo, história e revolução burguesa, mostrando que a idéia de revolução como um processo diluído no tempo está presente na maioria das obras dos historiadores brasileiros.



Em A China e a economia política do socialismo, Elias Jabbour debate o modelo mercantil sob orientação socialista chinês e a necessidade de uma elaboração científica da economia política subjacente à construção econômica socialista.



Esta edição de Princípios traz ainda resenhas de obras de Domenico Losurdo e Wanderley Guilherme dos Santos. E, na quarta capa, uma homenagem aos que tombaram na Chacina da Lapa – que completa 30 anos em dezembro.