Funcionários públicos fazem greve geral e paralisam Israel

O maior sindicato de Israel — Histadrut — iniciou uma greve geral nesta quarta-feira (29/11)  provocando o fechamento do único aeroporto internacional e de todos os portos do país.

Os funcionários públicos em Israel iniciaram nesta manhã uma greve geral de tempo indeterminado, por salários não pagos, informaram fontes locais. Em função da greve, permanecem fechados portos e aeroportos, assim como o tráfego ferroviário e os escritórios públicos.


 


Continuam trabalhando normalmente apenas os hospitais e os serviços assistência sanitária, as indústrias militares, estações de rádio e televisão, colégios e bancos, com a exceção do Banco de Israel.


 


A greve foi iniciada pela falta de pagamento total ou parcial dos salários de 12 mil funcionários. Governo e Histadrut não conseguiram chegar a um acordo com o governo sobre o fornecimento de fundos para os conselhos regionais, que não têm conseguido pagar seus funcionários há meses.


 


A questão tem sido debatida há anos entre o sindicato e o Ministério das Finanças. O sindicato dos trabalhadores iniciou a greve depois que Ofer Eini, o líder do Histadrut, e Roni Bar-on, ministro do Interior e Abraham Hirschon, do Ministério das Finanças, não conseguiram obter uma solução para o problema dos salários atrasados.