Campanhas de Lula e Alckmin anunciam fechamento no vermelho

As campanhas dos dois principais postulantes à Presidência da República informaram nesta terça-feira que encerraram a disputa com saldo financeiro negativo. Enquanto a campanha do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terminou com dívida de 9,8 m

O presidente petista, Marco Aurélio Garcia, informou que a dívida da campanha de Lula será repassada ao partido, que arrecadou 94,4 milhões de reais para a campanha presidencial.


 


Garcia, que foi também coordenador da campanha do PT durante boa parte do segundo turno, disse que o déficit será coberto até 30 de dezembro e que pelo menos 4 milhões de reais virão de empresas que já se comprometeram com doações. Os credores das dívidas são gráficas de São Paulo.


 


“O partido não terá problema em saldar seus compromissos. Falamos com alguns doadores e os recursos já estão garantidos”, disse ele a jornalistas, de acordo com o site do partido, segundo o qual cerca de 20 milhões de reais foram angariados após a vitória. A lei eleitoral permite que as doações sejam feitas até um mês depois do encerramento do segundo turno.


 


Apesar do déficit, os 104 milhões de reais desembolsados pelo comitê do presidente reeleito ficaram abaixo do teto de 115 milhões de reais estipulado pelo partido.


 


No seu site, o PT afirma que as doações em dinheiro somaram 88,7 milhões de reais e que 96 por cento delas vieram de pessoas jurídicas.


De acordo com o PT, o maior gasto da campanha foi com gráficas e placas, somando 39,3 milhões de reais, contando as dívidas de 9,8 milhões de reais.


 


Prestação tucana


 


No início da noite de terça-feira, último dia para a prestação de contas dos candidatos à Presidência e aos governos de 10 Estado no segundo turno, a campanha de Geraldo Alckmin informou um déficit de quase 20 milhões de reais.


 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou em seu site que o comitê financeiro tucano declarou receita de pouco mais de 62 milhões de reais e despesas de 81,9 milhões de reais.


 


“Os gastos relativos aos 19,904 milhões de reais em débito serão identificados no curso do julgamento das contas”, informou o TSE.


 


O Tribunal informou que os dados podem ser alterados no sistema de prestação de contas eleitorais do tribunal após a leitura do arquivo digital entregue pelos candidatos.


 


Com agências