Saramago pede a Obrador que organize a esquerda no México

O Nobel de Literatura português José Saramago aconselhou o candidato derrotado à Presidência mexicana, Andrés Manuel López Obrador, que “organize a esquerda” e se prepare para ganhar as próximas eleições.

“Se não tem tarefa, eu dou uma: organizar a esquerda, em seis anos, para ganhar as eleições de 2012”, disse Saramago na segunda-feira (27/11).


 


O autor está em Guadalajara, no México, onde participa do ciclo Política e Literatura – Um Território Partilhado. Também se definiu como “um homem com dúvidas”, que não gosta de se ver como referência política.


 


Para o escritor, “a falta de verdade é uma característica universal” neste momento. Ele mesmo prefere ser “uma boa pessoa” e adotar “ética de responsabilidade”.


 


No mesmo evento, a mexicana Elena Poniatowska – que apoiou nos últimos meses as mobilizações de López Obrador – defendeu a campanha de resistência da esquerda, denunciando uma fraude eleitoral.


 


“Sou ingênua, mas não a ponto de acreditar que o candidato da esquerda teria solucionado nossos problemas. Mesmo assim, soube desde o primeiro momento que a possibilidade de um México melhor para os 50 milhões de pobres estava nas mãos de López Obrador”, afirmou Elena.