Deputado da Esquerda Unida denuncia campanha contra Chávez

O eurodeputado da Esquerda Unida (IU) Willy Meyer afirmou nesta terça-feira (28/11) em comunicado que a direita européia e a oposição ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, lançaram uma campanha de manipulação às vésperas das eleições presidenciais do pr

Representantes dos partidos que apóiam o candidato opositor, Manuel Rosales, reuniram-se ontem no Parlamento Europeu com o líder do direitista Partido Popular Europeu, Hans Gert Poettering, e com o porta-voz de sua delegação espanhola, Jaime Mayor Oreja.


 


Meyer considerou hoje que o fato de os opositores se reunirem exclusivamente com a direita demonstra a “estratégia coordenada internacionalmente para turvar as relações bilaterais e buscar apoio para que a Comunidade Internacional não reconheça a eventual vitória do presidente Chávez”.


 


Além disso, Meyer, que fará parte da delegação do Parlamento Europeu que observará o pleito de 3 de dezembro, repudiou as alegações dos representantes da oposição ao fato de que o presidente em exercício concorra à reeleição ou à suposta vantagem de sua candidatura.


 


Meyer destacou que “a reeleição de cargos públicos é um direito garantido pela Constituição venezuelana aprovada pela imensa maioria de cidadãos” e que “o próprio Rosales foi beneficiado por tal direito ao ser reeleito como Governador de Zulia”.


 


Além disso, afirmou que na Venezuela “não existem presos políticos, mas políticos presos”, fazendo referência aos golpistas que permanecem nas cadeias por participarem ativamente da tentativa de golpe de Estado contra Hugo Chávez, em 11 de abril de 2002.